Quinta, 15 de Fevereiro de 2007

A caminho de casa

Esta semana sugerimos o estudo do texto em anexo (clique aqui) escrito pela Monja Annabel que foi uma das primeiras estudantes do Thây no Ocidente. A pedido dele, ela está escrevendo memórias da sua vida de prática.

Nesse texto a monja de forma simples relata o início de sua prática em Plum Village e através de eventos corriqueiros nos apresenta profundas lições da prática. Leia com atenção e aprenda.

Um texto simples e profundo! Divida seu insight sobre o que você aprendeu com a Monja Annabel em nosso blog. Basta clicar aqui.

Whitman

Que fim levaram os velhos e os jovens?
E que fim levaram as mulheres e as crianças

Todos estão bem vivos em algum lugar;
O menor broto mostra que a morte na verdade não existe,
E se um dia existiu, seguiu tocando a vida, sem ficar a espera para interrompê-la,
E cessou assim que a vida apareceu.

Tudo segue e segue sem parar...nada se colapsa,
E morrer é diferente do que se imaginava, e mais afortunado.

- Walt Whitman

Se você fosse a mãe deles. Um exercício em compaixão

Por favor ponha sua atenção na respiração um momento.

Pense em você como sua própria mãe e seu próprio filho. O filho quer entretenimento e distração e está procurando prazer, e a mãe que ama a criança completamente, não importando o que a criança faça, tem bastante sabedoria para guiar a criança ao longo do caminho correto. Sinta o amor de uma mãe por você: aquele que abraça; sempre ajudando, atencioso, preocupado, calmante, e encorajador.

Agora pense na pessoa sentada mais próxima de você como seu próprio filho, e você sendo a mãe, abraçando, apoiando e cuidando, querendo ajudar, estando preocupado.
Agora pense em você como sendo a mãe de todo mundo em volta de você. Abrace cada com um sentimento de acolhimento e cuidado, apoio e ajuda, a perfeição de amor, da mesma maneira que uma mãe faz.

Pense em seus pais invertendo os papéis. Você é a mãe; elas são seus filhos. Os abrace, ame e apóie. Seja gentil, cuidadoso, e prestativo, da mesma maneira que uma mãe que ama um filho não importando o que ele faz.

Pense nas pessoas que estão mais próximas e nas mais queridas para você e os abraçe com o amor que uma mãe tem para os seus filhos: sem discriminação, encorajador, e prestativo.

Pense em seus bons amigos e sinta-se como a mãe deles. Os abrace com o amor que uma mãe tem para seus filhos, sempre aceitando, se preocupando, e cuidando.

Pense em todas as pessoas que entram de vez em quando ou freqüentemente em sua vida. Próximos ou distantes faça de todas seus filhos; seja a mãe delas. As abrace, apóie e seja atencioso, aceitando, sendo prestativo e não julgando.

Pense em qualquer pessoa que você não gosta ou pode ter tido algum problema. Pense naquela pessoa como seu próprio filho. As crianças apresentam freqüentemente problemas, mas as mães os amam de qualquer maneira. Ame esta pessoa difícil como uma mãe. Vá e abrace a pessoa com o calor do amor de uma mãe.

Agora imagine que você tem uma família enorme, a família do gênero humano, e deixe seu coração aberto estendendo o amor de uma mãe para longe e buscando alcançar tantas pessoas quanto você possa com carinho, cuidado e preocupação. As abrace e apóie. Quanto maior a família, mais amor estará em seu coração, se expandindo, crescendo, e aumentando o sentimento de pertencimento e união. Fazendo seu coração um coração de amor.

Agora traga sua atenção de volta a você e se sinta preenchido por um amor de mãe que você estende para você. Ele te protege e te apóia e o abraça com carinho e preocupação. Se sinta totalmente cercado pelo amor e interesse, à vontade e seguro.

- Venerável Ayya Khema -