Quinta, 8 de Março de 2007

Oração no Budismo

Sugerimos que você leia o texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh explica como é a oração no budismo. Ele ensina que as palavras da oração devem ser baseadas na força que nós temos em nós mesmos. Quando nós não tivermos a força da prática em nós, então há pouca ou nenhuma força de fora que pode vir para nós.

O Thay também menciona que a prática, como a oração, é para os dois aspectos de vida, nosso corpo e nossa mente estarem com boa saúde e que quando amor e compaixão estão presentes em nós, e os enviamos, então isso verdadeiramente é oração.

Revise seus conceitos sobre oração e divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Revista do Thay

Saiu mais uma edição da revista de Plum Village, "The Mindfulness Bell". Nesse número há artigos do Thay, notícias sobre a caminhada meditativa pelas ruas de Paris, outro artigo da Monja Annabel, o discurso completo do Thay na Unesco e muito mais.

Se você também quiser saber mais sobre o budismo da maneira praticada em Plum Village, apoiar o trabalho do Thay de construir uma Sangha, difundir o Dharma, ficar conectado com o que acontece em todas as Sanghas do Thay no mundo e aprofundar sua prática, assine a revista "The Mindfulness Bell".

Para assinar, você pode entrar no site de Plum Village (clique aqui), no site da revista (clique aqui) ou imprimir na sua casa um formulário (clique aqui) e enviar pelo correio.

Sugestão de Livro

O freqüentador da Sangha Viver Consciente Geraldo sugere para leitura de todos o livro Zen no Trabalho onde o autor, um mestre zen que soube conciliar sua dedicação ao zen com a carreira de sucesso numa grande empresa americana, divide com o leitor a sabedoria e a experiência que ele adquiriu ao integrar a prática espiritual ao trabalho.

Les Key é abade do Kannon Do, centro de meditação zen em Mountain View, Califórnia. Durante mais de trinta anos ele combinou a carreira na IBM, ocupando vários cargos técnicos e administrativos, com uma prática ativa e cada vez mais aprofundada do Zen. De fato, enquanto estava na IBM, evoluiu de noviço a mestre zen. Esses mundos aparentemente díspares podem se combinar; e a meta deste livro é justamente explicar como isso pode acontecer.

O livro está a venda em várias livrarias e pela Internet nos principais sites.

Poema para reflexão

O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo...

Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender...

O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

Eu não tenho filosofia; tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar...

Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...
- Fernando Pessoa -

Andando pela paz em Paris


No dia 21 de outubro de 2006, Thich Nhat Hanh, os monjes e monjas de Plum Village viajaram a Paris para 2 palestras e uma caminhada meditativa pelas ruas de Paris que se realizou no dia 22 de outubro. A caminhada saiu do Jardim de Luxemburgo e terminou na catedral de Notre Dame reunindo cerca de 4.000 pessoas. A caminhada tinha como tema "A paz em cada um, a paz no movimento, celebre a vida!"

Leia mais na revista Mindfulness Bell! Assine!