Quinta, 12 de Abril de 2007

As chaves do Reino de Deus

Nessa semana apresentamos um texto (clique aqui)retirado de uma palestra de Dharma no Ano Novo 2006 onde o Thay fala sobre seus insights sobre o Reino de Deus ou o Reino de Buda.

Na definição de Thich Nhat Hanh o Reino de Deus é um lugar onde existe entendimento, onde existe compaixão, e onde todos nós podemos aprender a ser mais compreensivos e compassivos. Nesse lugar também deve existir sofrimento porque o sofrimento e a felicidade "inter-são". Onde não há sofrimento, também não há felicidade.

Também ensina que o Reino de Deus está situado em seu córtex cerebral, em sua mente e que temos que tomar muito cuidado, ter atenção plena com os nossos pensamentos se quisermos regar nossa capacidade de entender e amar.

Gostaria de agradecer imensamente a Letícia Rothen que traduziu este texto do inglês e permitiu que o parilhássemos com a Sangha.

Leia o texto (clique aqui) e aprenda mais.

Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Thich Nhat Hanh no Vietnã

Desde o dia 20 de fevereiro o Thay está novamente no Vietnã aonde permanecerá até o dia 9 de maio. Acompanhe a viagem através das fotos.




Confira todas as fotos clicando aqui

Recomendação de leitura para iniciantes

Se você está começando no budismo ou se quer uma visão abrangente da prática recomendo muito o livro "A Essência dos Ensinamentos de Buda" de Thich Nhat Hanh. É um livro básico, fácil de ler e no meu ponto de vista indispensável para todos os praticantes.

Se você puder adquira. Ele está disponível nas principais livrarias on line e custa em torno de R$ 40,00.

Bondade Amorosa

Metta em uma terminologia simples significa amizade. Portanto a questão interessante é: Por onde começamos essa amizade? É psicologicamente interessante que comecemos por nós mesmos. Eu acho difícil ser amigo dos outros a não ser que sejamos amigos de nós mesmos. Uma frase que eu gosto de usar é: Metta nos habilita a ser nossos melhores amigos. As vezes nós não percebemos que somos nossos piores inimigos. Genericamente falando, vemos inimigos fora de nós mesmos e toda nossa vida estamos tentando achar e nos livrar deles sem perceber que nós somos nossos piores inimigos.

De que maneira nos tornamos nossos piores inimigos? Uma maneira é ser extremamente crítico e duro conosco mesmo. Pode ser tornar um hábito muito forte em nós nos ferirmos. Quando temos esse hábito, também feriremos os outros também. Portanto criaremos o inferno onde existem esses ferimentos. Contudo, a meditação da bondade amorosa nos ajuda a ver muito claramente, como nos tornamos nossos próprios inimigos por nos ferir e aos outros e também aprendemos a ver mais e mais qualidade positivas em nós e nos outros.
- Godwin Samararatne -