Quinta, 19 de Abril de 2007

O caminho para sair da depressão

Nessa semana apresentamos um texto (clique aqui) retirado de uma palestra de Dharma no Ano Novo 2006 onde o Thay fala de seus insights sobre formas de cura da depressão e que poderão nos trazer muita felicidade e liberdade

Thich Nhat Hanh diz que se você está deprimido ou se você está com medo de entrar em depressão a saída é a prática da consciência, da vida consciente. Muito frequentemente nós estamos perdidos em nossos pensamentos, nossas preocupações, nossos projetos, nossa ansiedade, nosso medo. Nós estamos completamente perdidos. Não estamos a par do que está acontecendo. Segundo ele a conscientização é o início da cura, da liberdade.

Gostaria de agradecer imensamente a Letícia Rothen que traduziu este texto do inglês e permitiu que o parilhássemos com a Sangha.

Leia o texto (clique aqui) e aprenda mais.

Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Novo grupo virtual budista voltado aos homossexuais

Repassando o anúncio de um novo grupo leigo de debates budistas, ligado à tradição Tiep Hien (Inter-ser) liderada pelo mestre Thich Nhat Hanh.

É um grupo em língua inglesa, voltado para apoio e troca de experiências na prática da Plena Atenção de gays e lésbicas.

Os interessados em participar, visitem o link apresentado abaixo:
--------------------------

Dear Dharma friends, as a gay man practicing Mindfulness living I've just created a Yahoo Group, a discussion group, a virtual place where gay and lesbian people practicing the teachings of Thich Nhat Hanh can meet and share our experiences and support each other in our spiritual path.

http://groups.yahoo.com/group/gaypeopleformindfuliving/

With Love and Respect,
A Lotus flower for you all.

Robert BADIA
Nantes, FRANCE


Budismo e Discriminação

Pergunta: Querido Thay, Eu me sinto muito bem e segura aqui em Plum Village, mas houve vezes na minha vida que eu experimentei discriminação, portanto há uma questão que realmente me interessa. O que o budismo diz sobre homossexualidade?

Resposta: Discriminação é algo que muitos de nós sabem e houve vezes quando eu quis chorar por justiça. Você pode ficar tentada a agir por meios violentos de forma que a injustiça seja removida. Há muitos de nós que estão procurando por modos não violentos de forma a remover a injustiça que nos é imposta. Algumas vezes os que nos discriminam agem em nome de Deus, da verdade. Podemos pertencer ao terceiro mundo, ou pertencer a uma raça em particular, podemos ser negros, gays ou lésbicas e fomos discriminados por milhares de anos.

Portanto como trabalhar nisso, como nos libertar do sofrimento de ser vítima da discriminação e da opressão? No cristianismo dizem que Deus criou tudo, incluindo o homem e há distinção entre criador e criatura. A criatura é algo criado por Deus. Quando eu olho para uma rosa, uma tulipa ou um crisântemo, eu sei, eu vejo, eu penso que essa flor é uma criação de Deus. Como eu pratico budismo, eu sei que entre criador e criatura deve haver algum tipo de conexão, de outro modo a criação não seria possível. Portanto o crisântemo pode dizer que Deus é uma flor, e eu concordo, porque deve haver o elemento flor em Deus de forma que a flor pudesse se tornar realidade. Portanto a flor tem o direito de dizer que Deus é uma flor.

O homem branco tem o direito de dizer que Deus é branco e o negro também tem direito de dizer que Deus é negro. De fato, se você for à África, verá que a Virgem Maria é negra. Se não fizer uma estátua da virgem Maria negra, não inspirará as pessoas. Porque para os negros "O negro é belo" portanto um negro tem o direito de dizer que Deus é negro e , de fato, eu também acredito que Deus é negro, mas Deus não é somente negro, Deus é também branco, Deus é também uma flor.

Portanto quando uma lésbica pensa sobre a sua relação com Deus, se ela pratica profundamente, ela pode descobrir que Deus também é lésbica. De outro modo como ela poderia existir? Deus é uma lésbica, é o que eu penso e Deus é gay também. Deus não é nada menos. Deus é uma lésbica, também gay, negro, branco, e um crisântemo. É porque você não entende que você discrimina.

Quando você discrimina os negros ou os brancos ou as flores ou as lésbicas você discrimina Deus, que é a deidade básica em você. Você cria sofrimento ao seu redor, e cria um sofrimento interno, e é a ilusão, ignorância que é a base de sua ação, sua atitude de discriminação. Se as pessoas que são vítimas de discriminação praticarem o olhar em profundidade, dirão que "eu divido a mesma relação maravilhosa com Deus, eu não tenho complexos. Os que me discriminam, o fazem por causa da sua ignorância. Deus por favor os perdoem por que não sabem o que fazem."

Se você alcançar esse tipo de insight, não ficará mais com raiva contra os que te discriminam e poderá ter compaixão por eles. Você dirá: "Ele não sabe o que está fazendo. Está criando muito sofrimento ao seu redor e dentro dele. Tentarei ajudá-lo." Assim seu coração abre como uma flor e o sofrimento não estará mais presente, você não terá mais complexos e se tornará um bodhisattva ajudando as pessoas que te discriminaram. Esta é a maneira que vejo, a partir da minha prática de olhar em profundidade.

- Thich Nhat Hanh -