Quarta, 2 de Maio de 2007

O Pensamento Correto

Nesse mês de maio sugerimos que você encontre novas formas de praticar o Pensamento Correto ( para ler o texto clique aqui) que é a segunda prática do Nobre Caminho Óctuplo. O Caminho Óctuplo é o caminho que o Buda nos ensinou para superarmos o sofrimento. A cada mês estamos estudando uma dessas práticas.

O Pensamento Correto reflete a forma como as coisas são. O pensamento errôneo nos faz enxergar as coisas "de cabeça para baixo". Mas praticar o Pensamento Correto não é nada fácil. O que costuma ocorrer é que nossa mente está pensando uma coisa enquanto o corpo está fazendo outra. Enquanto mente e corpo não funcionarem unificadamente, vamos continuar nos perdendo de nós mesmos e não poderemos dizer que estamos realmente aqui, presentes.

A maior parte de nosso pensar é totalmente desnecessária, porque ele é composto de pensamentos limitados e dotados de pouca compreensão. Às vezes parece que há um gravador dentro de nossa cabeça - ligado dia e noite - e não conseguimos desligá-lo. Ficamos preocupados, tensos e temos pesadelos.

Para aprender como praticar o pensamento correto, leia o texto (clique aqui).

Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Retiro com Monges no Brasil

Em outubro duas monjas da tradição de Thich Nhat Hanh estarão no Brasil para conduzir palestras e retiros no Rio e São Paulo. Desde já se programe para não perder essa oportunidade de receber diretamente os ensinamentos do Thay. Divulgaremos mais detalhes futuramente.

Agradecemos desde já a todos que estão trabalhando para tornar essa vinda possível. Muitas flores de lótus para vocês.


Caminhada Meditativa no Jardim Botânico do Rio

No dia 27 de maio, domingo, as 10hs, haverá nova caminhada meditativa no Jardim Botânico organizada pela Sangha Viver Consciente. Iniciaremos com exercícios de plena consciência do corpo comandados pela professora Fátima e depois caminharemos por uma das mais belas paisagens do Rio. Venha caminhar conosco!

Sobre os Ensinamentos do Buda...

"Meus ensinamentos não são uma doutrina ou uma filosofia. Não é o resultado de meu pensamento discursivo ou conjecturas mentais como várias filosofias que brigam que a essência fundamental do universo é fogo, água, terra, vento ou espírito, ou que o universo é finito ou infinito, temporal ou eterno. Conjecturas mentais e pensamento discursivo sobre a verdade são como formigas andando sobre a borda de uma tigela - nunca vão a nenhum lugar.

Meu ensinamento não é uma filosofia. É resultado de experiência direta. As coisas que falo vem da minha própria experiência. Você pode confirmá-las pela sua própria experiência. Ensino que as coisas são impermanentes e sem um eu separado. Isto eu aprendi da minha experiência direta. Você pode também. Ensino que as coisas dependem de todas as outras para surgir, desenvolver, e morrer. Nada é criado de uma fonte originadora simples."

- Buda por Thich Naht Hanh - do livro Old Path White Clouds sobre a vida do Buda