Sangha Virtual

 Estudos Budistas

Tradição do Ven. Thich Nhat Hanh

 

O Nobre Caminho Óctuplo

 

O Nobre Caminho Óctuplo é composto de oito práticas que levam à transformação do sofrimento. O caminho começa com a Visão Correta. Na tradição budista, há a prática de demolir o apego a idéias. Então, "Visão Correta" significa que não nos permitimos ser capturados em qualquer tipo de idealismo, teoria ou sistema de pensamento, mesmo os budistas. O Buda descreve cada uma das oito práticas do Nobre Caminho como "correta" para indicar que são as práticas que vão em direção do bem-estar e da felicidade.

 

Às vezes Visão Correta também é dita como sendo um insight ou sabedoria {Prajna em sânscrito). A Visão Correta não nos é dada por nenhuma divindade ou poder absoluto; se trata da prática de olhar profundamente dentro de nós mesmos. Usamos atenção e concentração para examinar as Quatro Nobres Verdades e chegar a Visão Correta. Enquanto nós pensarmos e acreditarmos que nossas ações estão certas de acordo com Deus ou mesmo de acordo com a melhor das Ideologias, vamos permanecer presos na roda do sofrimento.

 

Visão Correta é a ausência de qualquer apego a idéias. Visão Correta é o insight do interser. Interser descreve a consciência de que todos os seres humanos e todos os fenômenos estão intimamente ligados um ao outro e interdependentes. Nenhum de nós pode ficar sozinho, por nós mesmos; temos que interser com todos os seres vivos. Nós intersomos com todos os animais, plantas e minerais. Se você fizer mal aos animais, plantas e minerais, prejudicará a si mesmo. Com este insight, quando você olhar profundamente para outro ser humano, verá os animais, plantas e minerais que contribuem para criá-lo, e assim você pensará e agirá de forma diferente.

 

Quando há Visão Correta, o Pensamento Correto vem a seguir. Fala Correta e a Ação Corporal Correta dependem também da Visão Correta. Corpo, fala e mente são todas fontes de ação. Todos os dias o nosso corpo, a nossa fala e nossa mente produzem um número enorme de ações. Essas ações podem contribuir para a cura ou para o sofrimento. Quando damos origem a um pensamento de perdão ou compaixão, isto é pensamento correto. Se damos origem a um pensamento de raiva, ódio ou desânimo, é o pensamento errado. Todos os dias falamos, escrevemos e enviamos e-mails ou textos. O que escrevemos e dizemos pode ser a Fala Correta, trazendo a nós mesmos e à outra pessoa felicidade ou pode ser fala errada e trazer sofrimento e mal-entendidos.

 

Nós usamos nossos corpos para agir. Quando a nossa ação corporal apóia e protege a vida, isto é Ação Correta. Com a Visão Correta, podemos escolher uma vocação que nutra a nós mesmos, nossos entes queridos e o planeta, ao invés de uma que cause a destruição do meio ambiente e danos a outras espécies. Isto é o Meio de Vida Correto. Quando somos diligentes em servir a nossa própria felicidade e a dos outros, isto é o Esforço Correto. Estas oito práticas corretas podem ser vistas como a base da ética budista que pode ser aplicada na sociedade. Nós não podemos viver em isolamento. Nós sempre precisamos estar em contato com outras pessoas e outras espécies. Com a prática do Nobre Caminho Óctuplo evitamos as ações do corpo, fala e mente que irão prejudicar os outros.

 

Quando praticamos a Atenção Plena Correta, usamos a nossa respiração para voltar a nós mesmos e unir nosso corpo e mente. Quando andamos, andamos com consciência e não porque algo está nos puxando. Quando dizemos alguma coisa, é porque isto é o que realmente queremos dizer e não porque as nossas velhas energias de hábito estão nos pedindo para dizer isso.

 

Mindfulness, plena consciência fortalece a nossa soberania sobre nós mesmos. Como a consciência plena e concentração crescem, a nossa liberdade também cresce. Quanto mais praticamos, menos a nossa liberdade é limitada. Nós nos tornamos livres de ficarmos a deriva e afundarmos  nas correntes de nossa mente.

 

A Terceira Nobre Verdade, a cessação do sofrimento, lembra-nos que temos a disponibilidade para mudar a direção de nossas vidas. Isso significa que temos livre-arbítrio. Plena Atenção Correta leva a Concentração Correta, que apóia e reforça o insight e a Visão Correta. Assim, o caminho é um caminho circular, com cada passo do caminho levando e apoiando outros passos. Há sofrimento, mas há também felicidade. Podemos praticar para reduzir o sofrimento e aumentar a felicidade.

 

Os Cinco Treinamentos da Plena Consciência são uma maneira de praticar as Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo na vida diária. Os treinamentos não são mandamentos dados por um deus ou autoridade; são diretrizes éticas que refletem a nossa própria experiência e insight. Os treinamentos oferecem formas concretas de prática que aprofundam nossa compreensão e nos ajudam a ver as pessoas, situações e nosso ambiente de forma mais clara. Você não precisa ser um budista ou se considerar um budista para viver de acordo com os Cinco Treinamentos. Sei de muitas pessoas de várias tradições religiosas, que incluíram os Cinco Treinamentos como parte de sua prática diária e código de conduta.

 

É muito útil ter o apoio de uma comunidade que pratica junta os treinamentos. Após a iluminação, a primeira coisa a Buda fez foi sair e procurar elementos de uma Sangha, uma comunidade espiritual. Sem uma comunidade, ele não poderia realizar a sua intenção de ser um professor. Cada um de nós precisa de uma comunidade como esta para nos ajudar a praticar. Nos beneficiamos da energia coletiva de consciência, que é mais forte do que a nossa própria energia individual. Juntos, podemos ajudar as sementes da atenção plena, concentração e insight a crescer.

 

Os Cinco Treinamentos da Plena Consciência são chamados de treinamentos porque eles existem para a prática a cada dia, e não algo que se espera que se faça perfeitamente o tempo todo. Eles existem para nos lembrar da nossa aspiração e nosso compromisso. Ao praticá-los, nós continuamos a aprender e aprofundar a nossa prática e nossa compreensão. Lê-los periodicamente, uma vez por mês pelo menos, nos ajudará a manter o foco no caminho para o nosso bem-estar e uma vida ética. Como acontece com qualquer treinamento, é útil ter práticas concretas para aperfeiçoamento. Uma vez que cada treinamento contém todos os outros, qualquer uma dessas práticas vai fortalecer o modo que você pratica todos os outros.

 

Na tradição budista, que eu pratico, as pessoas não apenas lêem os Cinco Treinamentos, elas as recebem de um professor. As pessoas às vezes perguntam por que temos de transmitir os treinamentos desta forma. É suficiente estudar e colocá-los em prática para nós mesmos, mas é mais fácil quando nós fazemos um compromisso público e recebermos o apoio de toda a comunidade para praticar os treinamentos. Todos os dias, nos deparamos com tantas mensagens e estímulos que estão em contraste com os treinamentos. Quando temos a energia de uma comunidade inteira que nos testemunhou fazer um compromisso com os treinamentos, é mais fácil de praticar. Podemos aproveitar a força da consciência coletiva.

 

Algumas pessoas optam por se concentrar em apenas um treinamento, como a Fala Correta. É perfeito escolher apenas um treinamento para se concentrar, porque um contém o todo. Praticar a linguagem correta nos levará a praticar o pensamento correto, porque mais cedo ou mais tarde diremos o que estamos pensando.

 

Ao praticar o pensamento correto, estamos também praticando o Primeiro Treinamento que é proteger e respeitar a vida. Quando praticamos a linguagem correta e ouvirmos profundamente e compassivamente alguém, sentimos que nos tornamos unos com essa pessoa. Sentimos seu sofrimento e o entendemos. Vemos como a sua felicidade e minha felicidade não são duas coisas separadas e este é o Segundo Treinamento que trata sobre a verdadeira felicidade. Leia os treinamentos com a consciência de sua capacidade e do que é possível. Com um pequeno compromisso com a plena consciência, você começará a regar as sementes de transformação e alegria.

 

(Do livro “The mindfulness survival kit”– Thich Nhat Hanh)

(Traduzido por Leonardo Dobbin)

Comente esse texto em http://sangavirtual.blogspot.com

 

Caso queira obter esse texto em formato Word clique aqui