Sangha Virtual

 Estudos Budistas

Tradição do Ven. Thich Nhat Hanh

 

O Quinto Treinamento

 

Consciente do sofrimento causado pelo consumo inconsequente, eu me comprometo a cultivar a boa saúde física e mental em mim mesmo, em minha família e na sociedade como um todo ao me alimentar, beber e consumir de maneira consciente. Praticarei a observação profunda no que diz respeito ao meu consumo dos Quatro Tipos de Nutrientes, a saber: alimentos, impressões sensoriais, vontade e consciência. Estou determinado a não beber álcool, não fazer uso de drogas, praticar jogos de azar ou usar produtos com conteúdo tóxico, como alguns sites de internet, jogos eletrônicos, programas de TV, filmes, revistas, livros e a não me envolver em conversas com conteúdo similar. Retornarei ao momento presente como um modo de estar em contato com os elementos capazes de renovar, curar e revigorar a mim e àqueles ao meu redor - e não me deixarei arrastar ao passado pelo arrependimento e pela tristeza nem permitirei que a ansiedade, o medo e a avidez me empurrem para longe. Eu me comprometo a não tentar preencher minha solidão, ansiedade ou qualquer outro sofrimento através do consumismo. Contemplarei tanto o Interser quanto o ato de consumir de modo que preservem a paz, a alegria e o bem-estar no meu corpo, na minha consciência, e no corpo e na consciência coletivos da minha família, da sociedade e do Planeta Terra.

 

O Quinto Treinamento da Consciência é sobre o consumo consciente e saúde. Isto inclui a prática de habitar feliz e em paz no momento presente. O Buda disse que nada pode sobreviver sem comida. Isso significa que a nossa saúde, nossa felicidade, nosso amor, nossa paz, bem como a nossa raiva, depressão e desespero precisam de comida para continuar a sobreviver. É por isso que temos que consumir de uma forma que suporte a boa saúde do corpo e da mente.

 

No Budismo, falamos do consumo de quatro tipos de nutrientes: alimentos, impressões sensoriais, volição e consciência. A maioria de nós absorve muitas toxinas porque muitas coisas não saudáveis ​​e viciantes estão sendo produzidas o tempo todo com a intenção de criar mais consumo. Muitas doenças, violência, raiva e desespero em torno de nós resultam do consumo tóxico que leva ao mal-estar. Consumo consciente é um caminho concreto para uma sociedade mais nutritiva e de cura.

 

O primeiro tipo de nutriente sobre o qual o Buda falou foram os alimentos. Muitos de nós comem inconscientemente. Estamos correndo de um lugar para outro, conversando enquanto comemos ou lutando para alimentar uma família depois de um dia cansativo de trabalho. Muitos de nós adquirem a nossa comida de um lugar, como o supermercado, que é muito desligado do lugar onde o alimento foi cultivado. Toda vez antes de comer um pedaço de comida, é bom praticar olhar profundamente para ver de onde esse pedaço de comida veio.

 

Países como a China e a Índia costumavam ser principalmente vegetarianos. Agora, muitas pessoas que acabaram de sair da pobreza nesses países querem comer carne como as pessoas ricas que vêem na televisão ou lêem em revistas. Mas a produção de carne contribui para a pobreza e a fome, utilizando-se de campos agrícolas importantes que poderiam ser usados para cultivar grandes quantidades de outros alimentos que poderiam alimentar mais pessoas.

 

Se você continuar a olhar profundamente ao comer um pedaço de carne, poderá ver o medo e a frustração do animal que foi morto. O corpo e a mente do animal não estão separados. Quando o animal está com muito medo, dor e completamente incapaz de fazer qualquer coisa para salvar sua vida, toda a frustração e a dor vão para sua carne que, em seguida, o consumidor humano come.

 

Mesmo se estivermos em uma dieta vegetariana, poderemos comer alimentos que foram processados ​​com produtos químicos tóxicos; as colheitas podem ter sido feitas por trabalhadores que não são tratados de forma justa ou pagos corretamente; os alimentos podem ser transportados por longas distâncias; e há muitas outras coisas no cultivo, transporte e comercialização de culturas que contribuem para o sofrimento. Não basta apenas dizer que nós comemos comida vegetariana ou vegan e não pensarmos em outros aspectos do nosso consumo de alimentos. Cada vez que comemos ou formos às compras, podemos olhar profundamente para o processo de como o alimento veio para a nossa mesa.

 

Impressões sensoriais são outro tipo de nutriente do qual nos alimentamos todos os dias. Impressões sensoriais são tudo o que capturamos através dos nossos sentidos: olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo e mente. Anúncios em outdoors, conversas que escutamos ou participamos, vídeos que assistimos e textos que recebemos, todas essas coisas nos penetram, quer queiramos ou não.

 

De acordo com o Quinto Treinamento da Consciência podemos ver o computador como algo que temos que tomar muito cuidado ao usar. Se não tomarmos cuidado, poderemos nos tornar viciados na Internet. Na nossa tradição, quando um monge ou monja usa a Internet, tem que ter um outro monge ou monja ao lado para que não seja sugado pelo consumo de toxinas. Mesmo que muitos de nós usem computadores no trabalho e não possam aplicar esta prática, podemos fazer acordos em nossas casas e famílias sobre como usamos a mídia digital. Podemos concordar em tempos e lugares específicos onde esta mídia será utilizada e podemos concordar em não usá-la como a forma padrão de passar o tempo com outras pessoas.

 

Quando você tem uma conversa com um amigo, você consome. O que a outra pessoa diz pode estar cheio de ciúme, desejo ou desespero e, enquanto você está ouvindo, está consumindo. Se você não tem discernimento e compaixão suficientes, esses venenos penetrarão em você e, depois de um certo número de anos, você vai ficar doente. Podemos dar permissão a nós mesmos para nos retirarmos educadamente de uma conversa não saudável. Sempre que escutar muita negatividade, por exemplo se você for um psicoterapeuta, é preciso se refrescar antes de fazer qualquer outra coisa. Uma boa maneira é fazer meditação andando e estar em contato com todas as manifestações maravilhosas de vida que existem na natureza. Em sua vida diária, você deveria ter tempo suficiente para consumir coisas saudáveis ​​que nutrem a sua alegria,  felicidade, compaixão e compreensão.

 

Quando você lê um artigo em uma revista, você consome. Esse artigo pode estar cheio de raiva, medo e violência, e se você continuar a ler artigos assim a cada dia, vai ficar doente. As pessoas que cometem atos violentos sempre consumiram muita violência, raiva e medo antes de cometer tal ato. Estamos tão ocupados que não temos tempo para nos proteger uns aos outros.

 

 

(Do livro “The mindfulness survival kit”– Thich Nhat Hanh)

(Traduzido por Leonardo Dobbin)

Comente esse texto em http://sangavirtual.blogspot.com

 

 

Caso queira obter esse texto em formato Word clique aqui