Sanghuinha Virtual

 Textos para Crianças

Tradição do Ven. Thich Nhat Hanh

 

Comendo uma laranja

 

Quando você olhar profundamente para uma laranja, perceba que uma laranja, ou qualquer fruta, é nada mais que um milagre. Tente. Pegue uma laranja e segure na palma de suas mãos. Inspire e expire lentamente e olhe para ela como se fosse pela primeira vez.

 

Quando você olhar profundamente, será capaz de ver coisas maravilhosas – o brilho do sol e a chuva caindo na árvore de laranja, a laranja brotando, a fruta minúscula aparecendo no galho, a cor da fruta mudando de verde para amarelo e depois uma laranja totalmente crescida. Agora, lentamente, comece a descascá-la. Corte um pedaço da laranja e ponha-o na boca. Saboreie seu maravilhoso suco.

 

A árvore de laranja demorou três, quatro ou seis meses para fazer essa laranja para você. É um milagre. Agora a laranja está pronta e diz: “Estou aqui para você.” Mas se você não estiver presente, não ouvirá. Quando você não está olhando para a laranja no momento presente, então a laranja não está presente também.

 

Estando inteiramente presente enquanto como uma laranja, uma casquinha de sorvete ou qualquer outra comida é uma experiência para se deleitar.