Sanghuinha Virtual

 Textos para Crianças

Tradição do Ven. Thich Nhat Hanh

 

Retorno ao Eremitério

 

Um dia decidi ir para o lindo bosque perto de meu eremitério, o local onde moro. Eu levei um sanduíche e um lençol comigo, com a intenção de passar um dia quieto, sozinho nesse bosque.

 

Naquela manhã, antes de deixar o eremitério, abri todas as janelas e portas para o sol secar as coisas. Mas durante a tarde o tempo mudou. O vento começou a soprar e nuvens negras se amontoaram no céu. Ao lembrar que havia deixado meu eremitério aberto, decidi retornar para casa imediatamente.

 

Quando cheguei, achei meu eremitério em condições terríveis. Estava frio e escuro dentro de casa. O vento soprou meus papéis que estavam sobre a mesa e os espalhou pelo chão. Não estava absolutamente agradável.

 

A primeira coisa que fiz foi fechar as janelas e portas. Então acendi a lâmpada para ter alguma luz. A terceira coisa que fiz foi acender o fogo na lareira para aquecer o local. Quando o fogo estava aceso, recolhi os papéis no chão e os coloquei na mesa e coloquei uma pedra sobre eles.

 

Então eu voltei à lareira. O fogo estava queimando lindamente. Agora havia luz e eu estava quente. Sentei e ouvi o vento uivando lá fora. Imaginei as árvores agitadas pelo vento e me senti feliz. Era muito agradável sentar perto do fogo. Eu podia ouvir minha respiração, minha inspiração e expiração. Me senti muito confortável.

 

Há momentos na nossa vida diária quando nos sentimos miseráveis, muito vazios e frios e não ficamos felizes. Parece que tudo está errado. Você também provavelmente experimentou um sentimento assim em algum momento da sua vida. Mesmo quando tentamos fazer a situação melhor com as coisas que fazemos ou dizemos, nada parece funcionar e pensamos: “Não é meu dia.” Era exatamente assim que meu eremitério estava naquele dia.

 

A melhor coisa a fazer em períodos assim é voltar a si mesmo, para seu eremitério, fechar todas as portas e janelas, ligar uma lâmpada e fazer um fogo. Isto significa que você deve parar. Não deve mais se ocupar em olhar para as coisas, em ouvir coisas ou dizer coisas. Você deve voltar a si mesmo e se tornar uno com sua respiração. Isto é o que voltar para seu eremitério significa.

 

Cada um de nós tem um eremitério para ir dentro de si, um lugar para se tomar refúgio e respirar. Mas isso não significa que você está se desligando do mundo. Significa que está ficando mais em contato consigo mesmo. Respirar é uma boa maneira de fazer isso. Tente. Apenas pare onde estiver e repare na sua inspiração e expiração. Na inspiração você diz: “Inspirando, estou no momento presente.” Na expiração diga a si mesmo: “Expirando, é um momento maravilhoso.” Após repetir essas frases poderá simplesmente usar as palavras “Momento presente”, para a inspiração e “momento maravilhoso” para a expiração. Respirar dessa forma poderá fazê-lo realmente se sentir maravilhoso por dentro.

 

Parar e respirar assim é chamado respiração atenta ou meditação da respiração. Respirando atentamente fará seu eremitério muito mais confortável. E quando seu eremitério interior está confortável, seu contato com o mundo exterior se tornará mais agradável.