Sangha Virtual

 Estudos Budistas

Tradição do Ven. Thich Nhat Hanh

 

Primeiro Mantra

 

Esta manhã eu pedi a minha assistente para substituir a flor ao meu lado por uma criança porque para mim cada criança é uma flor, uma flor humana. Quando eu olho para uma criança eu sempre a vejo como uma flor, uma flor no jardim da humanidade. Todos nós nascemos como uma flor e minha prática tem sido permanecer como uma flor. Se perdermos essa capacidade de ser flor não seremos felizes. Você tem que ter frescor e beleza porque você é uma flor no jardim da humanidade.

 

Se você chorar muito perderá sua capacidade de ser flor. Se ficar com raiva muitas vezes, perderá essa capacidade. É por isso que nossa prática é preservar a capacidade de ser flor, nossa paz, calma e frescor. Isto é muito importante.

 

Uma criança deveria aprender como preservar a capacidade de ser flor, caso contrário quando crescer não será mais bonita. Terá que praticar muito para restaurar sua capacidade de ser flor. Quando olho para o rosto de uma criança, vejo seu rosto todo como uma flor. Todos temos um rosto de flor. O olhar, os olhos, são flores verdadeiras. Os olhos podem sorrir. Não pense que é apenas a boca que pode sorrir, os olhos também podem. E se você chorar muito, sofrer muito, seus olhos perderão a capacidade de ser flor. Portanto deveríamos saber como praticar para restaurar a capacidade de ser flor de nossos olhos.

 

Quando amamos alguém, queremos oferecer a ela algo valioso, bom, bonito. Quem é a pessoa que amamos? Não ter ninguém para amar é muito triste. Amar é muito importante e quando amamos alguém queremos oferecer a ela algo. De acordo com o Buda, meu professor, seu professor, a coisa mais valiosa para oferecer a pessoa que você ama é você mesmo.

 

Você tem que ter frescor, amoroso, ser sorridente, compassivo. Sendo assim pode se oferecer a pessoa que ama. Você não precisa comprar nada no supermercado, apenas vai e diz “este é o meu presente para você.” E você é um presente verdadeiro, sua presença a fará feliz. E sua presença é tão prazerosa, fresca, maravilhosa porque você sabe se conservar como uma flor. Acredite-me é possível preservar nossa capacidade de ser flor mesmo depois dos 80 anos (risos).

 

Na prática de Plum Village temos cinco mantras para praticar. Eu gostaria de apresentá-los a vocês que estão vindo pela primeira vez. Mantra é um tipo de fórmula, é um tipo de declaração que você faz, uma fórmula sagrada. Quando você pronuncia realiza um milagre. Você pode mudar tudo.

 

O segredo do mantra é que quando você pronunciar tem que estar muito concentrado. Sua mente e corpo deveriam estar unidos, você deveria estar realmente concentrado e então poderá pronunciar as palavras do mantra.

 

O primeiro mantra é “Querida, eu estou aqui para você”. Eu estou aqui para você significa me ofereço a você como um presente porque tenho frescor, amor e entendimento suficientes. E isso é o que eu tenho de melhor. Não é o que eu comprei no supermercado. Sou eu. O fato é que quando você ama alguém, o melhor presente que você pode dar a ela é sua presença. Mas essa presença tem que ter qualidade. Porque se você estiver com raiva ou violento, sua presença não terá qualidade, não será uma boa oferenda.

 

Portanto quando você for a ela, sua presença deveria ter uma boa qualidade. Você está plenamente atento, concentrado, amoroso, sorridente e isso pode ser obtido pela meditação. A prática da respiração atenta, caminhada atenta, a prática de sorrir conscientemente podem trazer sua capacidade de ser flor de volta. Você pode voltar a ser flor de novo e como flor você tem algo a oferecer para seu amado. É por isso que o mantra diz: “Querido, eu estou aqui para você como uma flor.”

 

Mas o mantra não deveria ser praticado sem concentração. Você não pode praticar o mantra somente com sua boca. Um mantra só é um mantra quando três coisas estão unidas: corpo, mente e fala, todos juntos. E quando corpo, fala e mente estão em perfeita unidade, o que você pronunciar será um mantra. Portanto não pronuncie estas palavras enquanto não estiver pronto. Você tem que estar perfeitamente concentrado, estar presente 100%, corpo e mente unidos. Nesse caso o que você pronunciar será um mantra. “Querida, eu estou aqui para você.” Significa, querida, a melhor coisa que posso te oferecer é minha presença.

 

Eu conheço um riquíssimo homem de negócios. Ele é extremamente rico. Ele não é feliz. Ele já comprou tudo para seu filho e sua esposa porque tem muito dinheiro, mas seu filho não estava feliz porque o pai nunca estava presente para ele. O pai é muito ocupado. Ele apenas lê o jornal, apenas tem reuniões de negócios e não tem tempo para si mesmo, para sua esposa ou para seu filho.

 

Por isso o garoto sofria muito. Ele tem 11 anos, tinha um pai, mas parecia que não tinha porque seu pai estava preso nos negócios. Às vezes o pai estava lá, mas não estava realmente presente. Seu corpo estava lá, mas a mente estava em outro lugar, nos negócios. Portanto o garoto se sentia sozinho.

 

O pai se lembrou que no dia seguinte era o aniversário do filho. Ele disse: “Meu filho, amanhã será seu aniversário, certo? O que você quer? Eu comprarei para você.” Era a coisa mais fácil para ele fazer, comprar algo caro.

 

Mas o garoto não queria nada. Ele já tinha muitas coisas, não precisava de nada. Na verdade ele precisava de uma coisa, mas era difícil - que seu pai brincasse com ele, ficasse com ele. Ele precisava da presença de seu pai, mas seu pai não estava disponível. Portanto quando você amar alguém, como seu filho ou filha, não deveria pensar que o que você compra é o melhor presente. Sua presença é.

 

Aquele homem de negócios teve sorte de vir a Plum Village para um retiro organizado para líderes empresariais e depois disso aprendeu a plena atenção, aprendeu a ser ele mesmo e como oferecer a ele mesmo a seu filho e sua esposa. Quando voltou para casa, olhou para seu filho com plena atenção e viu que ele sofria de solidão. Portanto ele praticou respiração atenta, caminhada atenta e ficou presente. Então olhando nos olhos do filho disse: “Querido, eu estou aqui para você.” Depois disso abraçou seu filho. Ele sabia que o melhor presente que poderia dar ao filho era sua presença.

 

Portanto aqueles de vocês que tem alguém a quem amam, deveriam aprender como praticar a respiração para trazer sua mente de volta ao corpo, andar com passos conscientes para sua mente voltar ao corpo, ser capaz de estar presente, sorrir e restaurar seu frescor, sua capacidade de ser flor. Não leva muito tempo, pode levar 10 segundos. E você realmente presente vai até a outra pessoa e diz: “Querida, eu estou aqui para você.”

 

Esta pessoa pode ser sua mãe, pai, filho ou filha. E esta é a prática da plena atenção. Você não precisa ser budista para praticar isto. Praticar a inspiração para trazer sua mente de volta ao corpo, praticar o sorriso para restaurar a calma, relaxamento, paz e olhar com os olhos de amor, reconhecer nosso amado presente e praticar o mantra: “Querida, eu estou aqui para você. Eu sou uma flor real, com frescor, amor, entendimento e solidez.“

 

É fácil memorizar. Talvez você queira tentar hoje este mantra. Você sabe de uma coisa? Se a pessoa não estiver presente você pode usar seu celular. É possível praticar o mantra com um celular. É maravilhoso. Talvez você possa mandar um e-mail. É a prática do budismo nos nossos tempos modernos.

 

A condição para o sucesso do mantra é que você esteja realmente presente, corpo e mente no aqui e no agora. Se você não estiver no aqui e agora 100%, o mantra não funcionará. Mas se estiver 100% no aqui e no agora, eu garanto que funcionará. A outra pessoa brotará como uma flor. Ela estará muito feliz. E você também.

 

(Ensinamentos do Mestre Thich Nhat Hanh - Retiro em Plum Village 22 de julho de 2010)

(Transcrito e traduzido por Leonardo Dobbin)

Comente esse texto em http://sangavirtual.blogspot.com

 

Caso queira obter esse texto em formato Word clique aqui