Sangha Virtual

 Estudos Budistas

Tradição do Ven. Thich Nhat Hanh

 

Você não pode me achar em uma stupa

 

Queridos amigos, há uma professora em Hanói, no Vietnã do Norte, que costumava ir a Plum Village para praticar. Ela tinha câncer. O nome dela é Irmã Dam Nguyen. Ela originalmente veio do meu templo raiz, porque um monge do meu templo raiz em Hue foi para o norte e montou um templo e ela era bisneta desse professor. Então ela descobriu que pertencia ao Templo Từ Hieu e veio para a França para encontrar Thay.

 

Depois disso, ela descobriu que tinha câncer. Um dia ela disse: "Quero ir para a França e passar três meses praticando, e depois disso, voltarei para Hanói e morrerei." Ela aceitou a morte, mas queria passar seus três meses em Plum Village, desfrutar de caminhar, sentar-se com Thay e a Sangha. Por isso, quando ela veio, outras irmãs a aconselharam a ir a Bordeaux e consultar um médico. Ela disse: "Não, não preciso consultar um médico. Eu aceitei minha morte. Eu só quero passar todo o meu tempo com vocês em Plum Village."

 

Durante esses três meses, ela desfrutou de sentar e caminhar com todos nós. Nós a vimos muito saudável. Antes de ela voltar para Hanói para morrer, as irmãs de New Hamlet pediram que ela fosse a um médico, apenas para dar uma olhada. Ela concordou e foi ao médico. O médico descobriu que todas as metástases haviam regredido. Ela estava saudável após três meses de prática com alegria, aceitação e sem medo. Ela continuou a viver por muitos, muitos anos depois disso. Dezenove anos, Sr. Chan Khong nos lembrou. Quase vinte anos.

 

Ela era muito fiel, ela era muito desejosa por compartilhar a prática de Plum Village com as pessoas em Hanói, Vietnã. Como ainda somos um país comunista, é difícil para nós organizar retiros e práticas como esta. Quando um retiro é organizado, muitos milhares de pessoas vêm, e o governo não gosta disso, especialmente pelos jovens. Então, durante a visita de Thay no Vietnã, fomos autorizados a ter alguns retiros. Cada retiro para jovens contou com a participação de mais de 5.000 pessoas. O Partido e o governo não gostaram disso, não podiam controlar. As pessoas eram muito jovens e entusiasmadas.

 

A irmã Dam Nguyen construiu uma estupa, um pagode, uma espécie de memorial em seu templo para Thay. Porque em nossa tradição, todo professor deveria ser homenageado com um pagode, uma estupa. Quando fui a Hanói pela primeira vez em 2005, a stupa já estava construída.

 

Eu disse a ela que Thay não precisa de uma stupa, Thay não gosta de se sentar em uma stupa; ele quer estar em todos os lugares. "Mas eu já construí uma para você, querido Thay." E Thay disse, “Nesse caso, você tem que fazer uma inscrição na frente da stupa, e você tem que dizer: "Eu não estou aqui”. E isso é um fato. Se você incinerar meu corpo você produz algumas cinzas, e você as coloca lá dentro. Não sou eu. Eu não quero estar lá dentro. Lá fora é tão bonito.

 

Mas se as pessoas não entendem, você tem que acrescentar outra frase: "Eu também não estou lá fora." Se você me procura dentro, você não me vê. E você vai e olha para fora, você também não pode me ver. E se eles ainda não entenderem, temos que acrescentar uma terceira frase. "Não há nada dentro. Não há nada fora", e a terceira é: "Se não há nada, ele deve ser encontrado em sua maneira de respirar e andar." Se houver algo, isso deve ser encontrado em sua maneira de respirar e andar.

 

Portanto, queridos amigos, se você quer estar com Thay, se você quer ver a continuação de Thay, o lugar mais certo é você, sua forma de respirar, sua forma de andar, prove que Thay está em você, e você é uma continuação real de Thay. Pela maneira como Jesus Cristo recebeu o pão e o partiu e o compartilhou, eles reconheceram que era Jesus, não através de seu corpo, seus sentimentos e suas percepções A maneira como ele recebe o pão, parte o pão e o compartilha faz você reconhecê-lo como uma realidade viva,

 

Então Thay se preocupa muito com a continuação de seu corpo. e se você realmente quer cuidar disso, então o lugar mais certo para procurar por Thay é na sua respiração. Se você inspirar e expirar e encontrar paz, felicidade e realização, você sabe que Thay está sempre com você. Quando você caminha do estacionamento para o seu escritório, se sente alegria, realização e felicidade, Thay está sempre caminhando com você.

 

Você deve desejar a Thay um belo e feliz corpo de continuação, e você é esse corpo. É isso que queremos lembrá-los, pois estamos em nosso último dia de retiro. Depois disso, temos tempo para caminhar juntos e sentar ao redor do lago de lótus. Já existem flores de lótus desabrochando. Quando voltarmos para casa, para nossa cidade, para nosso país, continuamos com esse tipo de prática. Estabelecemos uma Sangha se ainda não tivermos uma, e somos a verdadeira continuação do Buda. Esse é um momento feliz. E devemos ser capazes de fazer esse momento feliz durar. Muito obrigado.

 

(Palestra de Dharma de Thich Nhat Hanh em Plum Village, 21 de junho de 2014.– transcrito do vídeo do YouTube

https://youtu.be/O52rOATzyS8) 

Traduzido por Leonardo Dobbin)

Comente esse texto em http://sangavirtual.blogspot.com

 

Caso queira obter esse texto em formato PDF clique aqui