Domingo, 3 de março de 2024

Por que todos estão contra mim?



No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh responde a uma pergunta em um retiro. A pessoa perguntou por que estão todos contra ela?

Thay explica que essa sensação é apenas um sentimento e pode nascer de uma percepção incorreta. Na verdade, as pessoas podem te ver como uma linda flor no jardim da humanidade. Para superar esse sentimento, Thay sugere que você aprenda a gostar de si mesmo. Ele diz que é muito importante aceitar a si mesmo. Se você não se aceita e se ama, como pode esperar que outros o façam?

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Inferno



Eu estive no inferno, muitos tipos de inferno e eu também constatei que mesmo no inferno a compaixão é possível. Com a prática da meditação budista, você pode evitar que o inferno se manifeste. E se o inferno se manifestar, você tem muitos modos de transformá-lo em algo que seja mais agradável. Quando você fica zangado, o inferno nasceu. A raiva faz você sofrer muito e não só você sofre, mas também as pessoas que você ama. Quando nós não sabemos como praticar, de tempos em tempos, criamos o inferno nas nossas famílias.

- Thich Nhat Hanh


Plena atenção



Se pudermos estar conscientes no momento que o estímulo está em contato com nossos sentidos - o momento em que vemos algo na rua, ouvimos o telefone tocar ou vemos algo acontecer - podemos respirar calmamente e as percepções podem eventualmente não se formar. Mesmo se o corpo experimenta "excitação" ou "agitação", nossa plena atenção da respiração pode manter um padrão de respiração calma ou ao menos reduzir a sua frequência.

Podemos perguntar a nós mesmos: "O que é isto que estou colocando para dentro de minha consciência? O que é isto que percebi? Como estou reagindo a esta situação? Ou podemos simplesmente reconhecer que: "Meu corpo está tenso agora. Não sei por que, mas me sinto chocado. Não posso respirar. Minha voz parece mais aguda." Estes são sinais corporais que nos ajudam a chamar um sentimento pelo seu nome verdadeiro ou ficar consciente: "Há um sentimento aqui" ou simplesmente que "há algo acontecendo aqui". Somente isto já é despertar. Isto é o que chamamos "plena atenção.

- Sister Dang Nghiem