Domingo, 14 de janeiro de 2024

Temos que perdoar tudo?



Essa semana sugerimos que você assista um vídeo de Thich Nhat Hanh (clique aqui) onde ele ensina que todos nós somos desajeitados às vezes, e que isso pode causar sofrimento tanto a nós mesmos quanto aos outros. Quando isso acontece, é importante pedir perdão, mas também aprender com o erro para que não se repita.

Para perdoar alguém que nos magoou, é importante entender que essa pessoa também está sofrendo. Pode ser que ela não tenha a intenção de nos machucar, mas simplesmente não sabe como se expressar de outra forma. Quando vemos o sofrimento do outro e queremos ajudá-lo a sofrer menos, fica mais fácil perdoá-lo. Mesmo que essa pessoa tenha nos magoado muitas vezes, se entendermos que ela é vítima de seu próprio sofrimento, fica mais fácil encontrar compaixão e perdoá-la.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.





Fé é ter um caminho que o conduz à liberdade, liberação e a transformação das aflições. Se você viu o caminho, se você tem um caminho para ir, você tem poder. Aqueles que não têm nenhum caminho para percorrer, sofrem. Eles não sabem aonde ir. Você estava procurando um caminho, e agora achou; você viu o modo.

Se você tiver um pouco de experiência que este caminho conduz em uma boa direção, terá fé nele. Você está muito feliz que tem um caminho, e assim começa a ter poder. Este poder não destruirá as outras pessoas ao seu redor. Na realidade, lhe dá força e energia que outras pessoas podem sentir. Quando você tiver fé, seus olhos serão luminosos e seus passos serão confiantes. Isto é poder. Você pode gerar este tipo de poder a todo momento de sua vida diária. Isto te trará muita felicidade.

- Thich Nhat Hanh


Ambiente correto



Todos temos uma semente de raiva, uma semente de desespero, e uma semente de ciúme em nós. Se você vive em um ambiente negativo, o ambiente pode ativar estas sementes. Se você vive em um ambiente positivo, então as sementes de desejo, violência, ódio, e raiva, não são tocadas, não regadas facilmente. Assim é sábio que você escolha um ambiente bom que prevenirá que estas sementes negativas sejam tocadas freqüentemente. Você não deveria permitir que pessoas ao seu redor tocassem estas sementes, e você não deveria se permitir as regar.

- Thich Nhat Hanh