Exercícios de meditação sobre objetos da mente
Nessa semana, sugerimos um vídeo de Thich Nhat Hanh (clique aqui) onde ele ensina os últimos quatro exercícios de respiração consciente que são sobre objetos da mente, sobre nossa percepção. Eles nos ajudam a desenvolver a concentração e a insight, para que possamos nos libertar do sofrimento e experimentar a felicidade verdadeira.O 14º exercício é sobre a contemplação do não desejo. Neste exercício, aprendemos que a verdadeira felicidade não é feita de objetos de desejo. Os objetos de desejo são impermanentes e insatisfatórios, e só nos trazem sofrimento a longo prazo. Quando vemos o perigo do desejo, podemos nos libertar dele e encontrar a verdadeira felicidade na liberdade.
O 15º exercício é sobre a contemplação da dimensão última. A dimensão última é a realidade além de nascimento e morte, ser e não ser. É uma dimensão de paz, alegria e liberdade. Quando praticamos a meditação, podemos entrar em contato com a dimensão última aqui e agora.
O 16º exercício é sobre a contemplação do deixar ir. No deixar ir, aprendemos a nos soltar dos pensamentos, sentimentos e sensações que nos causam sofrimento. Quando deixamos ir, podemos encontrar a paz e a liberdade que estamos procurando.
Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui).
Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Os seres humanos não são nossos inimigos. Nosso inimigo é a violência, a ignorância e a injustiça existentes em nós e nos outros. Quando nossas armas são a compaixão e a compreensão, não lutamos contra outras pessoas, e sim contra a tendência de invadir, dominar e explorar. Não queremos matar os outros, mas não deixaremos que eles nos dominem e explorem. Você precisa se proteger. Você não é idiota. Você é muito inteligente e perspicaz. Agir com compaixão significa usar a inteligência para impedir que as outras pessoas cometam violência contra si mesmas ou contra você. A ação não violenta que emana do amor é uma ação inteligente.
Sem mais choro, sem mais reclamação