Domingo, 22 de outubro de 2023

A escuta profunda diminuindo o sofrimento



A escuta profunda e compassiva é uma prática de atenção plena que envolve ouvir o outro sem julgamento, com compaixão e bondade. Ao ouvir dessa forma, podemos ajudar a outra pessoa a se sentir compreendida e apoiada, o que pode aliviar seu sofrimento.

Nessa semana sugerimos um vídeo de Thich Nhat Hanh (clique aqui) onde Thay nos ensina que quando nos comunicamos uns com os outros de forma profunda e compassiva, estamos criando um espaço seguro para que a outra pessoa se expresse. Isso pode ajudar a quebrar barreiras e restaurar a comunicação entre duas pessoas que estão tendo problemas. Quando praticamos a escuta profunda e compassiva, estamos nos tornando mais empáticos e compreensivos. Isso nos ajuda a entender melhor as perspectivas dos outros, o que pode nos levar a agir de forma mais compassiva e amorosa.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui).

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Como se curar



Vocês tiveram uma experiência de extremo sofrimento - algo aconteceu e vocês não acreditaram que pudessem sobreviver a isso. Como poderiam sobreviver a tais notícias ruins, e à dor? E ainda assim, vocês sobreviveram. Passaram por aquele período e demonstraram poder sobreviver àquele tipo de sofrimento. Isto significa que sua consciência sabe o modo de sobreviver. Você diz, 'o tempo cura'. Mas tempo não pode curar seu sofrimento sozinho. Não é porque vocês ficam familiarizados com o sofrimento que estão curados. Não. É devido ao fato de que sua consciência sabe o modo de se curar. Vocês têm que confiar nisto porque em sua consciência existe o Buda, há um centro de amor, de compreensão. Se vocês lhes permitem se manifestar, então sua consciência poderá se curar.

- Thich Nhat Hanh

Deixar ir



Quando você tem uma idéia que te faz sofrer, deveria deixá-la ir, mesmo (ou talvez especialmente) se é uma idéia sobre sua própria felicidade. Cada pessoa e cada nação têm uma idéia de felicidade. Em alguns países, pessoas pensam que uma ideologia em particular deve ser seguida para trazer felicidade ao país e ao seu povo. Eles querem que todos aprovem a sua idéia de felicidade e acreditam que os que não estão a favor deveriam ser presos ou colocados em campos de concentração. É possível manter tal pensamento por cinqüenta ou sessenta anos, e neste tempo criar uma tragédia enorme, apenas por causa desta idéia de felicidade.

- Thich Nhat Hanh

Muita Paz
Leonardo (Chân Luong Xuân)

PS: Caso você nao queira mais receber os textos, basta me enviar um e-mail que será retirado da lista de distribuição