Domingo, 6 de agosto de 2023

Verdadeira segurança na vida



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos diz que podemos nos refugiar em nossa família, talentos, cargos e ocupações, nossa inteligência, nossos diplomas e graduações. Mas todas essas coisas estão sujeitas à impermanência. Elas podem nos dar uma sensação de segurança. Mas talvez não sejam suficientes para nos permitir ter verdadeira segurança.

Thay nos ensina nesse vídeo o que pode nos possibilitar a verdadeira sensação de segurança, possibilitar o não-medo. Assim, quaisquer medos que venham a se manifestar, sejam medos da imaginação, sejam medos baseados em verdades, todos nós somos capazes de enfrentá-los vivendo profundamente no momento presente através da vivência dos treinamentos, através da concentração correta e das visões corretas ou através de semear sementes de amor, bondade e compaixão.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Segunda flecha



O Buda deu o exemplo de alguém que é atingido por uma flecha. A pessoa sofre. Se logo depois uma segunda flecha o atinge exatamente no mesmo ponto, a dor não é apenas o dobro, é dez vezes mais intensa. Se você tem uma ferida em seu corpo e amplifica-a com sua preocupação e seu pânico, ela se tornará mais séria. Seria útil praticar a inspiração e expiração e compreender a natureza da ferida. Inspirando, pensamos: Estou ciente de que isso é apenas uma ferida física. Ela pode ser curada se eu permitir que isso aconteça.

- Thich Nhat Hanh


Sofrimento e felicidade intersão



Eu não gostaria de enviar meus filhos a um lugar onde não houvesse sofrimento, porque eu sei que em tal lugar eles não teriam a chance de desenvolver sua compaixão e seu entendimento. Eu não sei se meus amigos que vêm do Cristianismo ou do Judaísmo podem aceitar isso - que há sofrimento no Reino de Deus - mas no ensino Budista está claro que o sofrimento e a felicidade "inter-são Onde não há sofrimento, também não há felicidade. Sabemos por nossas próprias experiências que é impossível cultivar mais entendimento e compaixão se o sofrimento não estiver presente. É com a lama que podemos criar flores. É com o sofrimento que podemos criar compaixão e entendimento.

- Thich Nhat Hanh


Muita Paz
Leonardo (Chân Luong Xuân)

PS: Caso você nao queira mais receber os textos, basta me enviar um e-mail que será retirado da lista de distribuição