Domingo, 21 de maio de 2023

Como amar e entender seus ancestrais se você não os conhece?



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh resposde a duas perguntas: Como posso curar o sofrimento dos meus antepassados quando não sei o que eles sofreram? Como podemos lidar com os antepassados no caso de sermos órfãos que cresceram sem ter qualquer contacto com a família de sangue?

Thay ensina que apesar da planta de milho não ver a semente, ela sabe que é a continuação da semente de milho. Ela sabe que em todas as células da planta existe a semente de milho. Alguém que pratica plena consciência, meditação, pode tocar no seu pai, na sua mãe, muito mais profundamente do que aqueles que ainda têm os seus pais vivos e não podem falar com eles. Eles têm a impressão que sabem quem é o seu pai, que sabem quem é a sua mãe, mas de fato, não sabem nada. A conexão é impossível mesmo quando o pai ainda é vivo, a mãe ainda é viva.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Desconto em livros de Thich Nhat Hanh






Calma



Quando há um problema, se estamos com calma suficiente, podemos conversar de uma forma totalmente amorosa e gentil. Se não estamos calmos o suficiente, então devemos parar de falar. Nós podemos apenas respirar conscientemente por um tempo. Se quisermos, podemos praticar a meditação andando no ar fresco, olhando para as árvores, as nuvens ou o rio. Uma vez que estivermos calmos e capazes de utilizar a linguagem da bondade, podemos conversar. Se durante a nossa conversa o sentimento de irritação surgir novamente, podemos parar e apenas respirar. Esta é a plena consciência.

- Thich Nhat Hanh


Muita Paz
Leonardo (Chân Luong Xuân)

PS: Caso você nao queira mais receber os textos, basta me enviar um e-mail que será retirado da lista de distribuição