Domingo, 26 de março de 2023

O primeiro toque na Terra



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina uma prática importante na tradição de Plum Village: o Toque na Terra. Nesse vídeo ele ensina o Primeiro Toque na Terra.

O primeiro toque da Terra representa a dimensão tempo, a impermanência. Como você pratica a respiração consciente, está ciente de que todos os seus ancestrais e os seus pais estão dentro de você, todos eles vivos. Você faz uma reverência. Suas duas mãos tocam sua testa representando sua sabedoria, seu insight. Então, mais tarde, suas duas palmas tocarão o coração e em seguida você fica de joelhos e toca com sua testa a Terra deixando as palmas de suas mãos para cima. Você entrega todo o seu corpo, entrega todo o seu espírito, se torna um com a Terra, A Terra está lá para receber tudo e você se torna um com a Terra. Tocar a Terra é tornar-se um com a Terra para que seu coração se abra, para que você se torne um com a Terra e ela receba tudo.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Nossos ancestrais estão totalmente presentes



Nós continuamos nossos ancestrais, nossos ancestrais estão totalmente presentes em cada célula do nosso corpo. Então quando damos um passo em paz e sabemos que todos os nossos ancestrais estão dando aquele passo conosco, milhões de pés estão fazendo o mesmo movimento. Com técnicas de vídeo você consegue criar àquele tipo de imagem. Milhares de pés estão dando um passo juntos. E é claro que sua mente consegue fazer isto. A sua mente consegue ver milhares de milhões de pés dos seus ancestrais dando um passo junto com você. Esta prática, usando visualização, vai quebrar a idéia, o sentimento, que você é um eu separado. Você anda e, no entanto, eles andam.

-- Thich Nhat Hanh


Tocando o passado



Quando você toca profundamente o momento presente, você toca o passado. E se você sabe como lidar o momento presente corretamente, você cura o passado. Muitos pensam que o passado já se foi, que você não pode fazer nada, que você não pode voltar ao passado e consertar as coisas, reparar as coisas. Mas de acordo com este ensinamento do Buda, o passado ainda está presente com toda a dor e sofrimento. Se você sabe como voltar para casa, ao momento presente, e tocar profundamente o momento presente, você toca o passado, e você pode curar o passado. E quando você se cura, você cura seus ancestrais.

-- Thich Nhat Hanh