Domingo, 12 de fevereiro de 2023

Desculpar-se



Essa semana vamos continuar a estudar a prática do "Começar de Novo". É uma prática de dividida em quatro etapas ou passos para reconciliação consigo mesmo e com os outros. Fazendo essa prática preveniremos que pequenos desentendimentos se acumulem. Ao invés, tomaremos conta deles assim que surgirem. Ao mesmo tempo, cultivaremos nossa consciência e apreciação pelas qualidades positivas que nossos amados trazem para nossa vida.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Sister Dang Nghiem nos fala sobre o segundo passo do "Começar de Novo" chamado "Desculpar-se". Novamente, a prática vai para dentro de si. Quantas vezes dizemos que sentimos muito por nós mesmos? Quantos de vocês hoje, disseram para si mesmo: "Sinto muito". Certamente espero que, ao caminhar nesta jornada espiritual, você também aprenda a pedir desculpas a si mesmo com mais frequência, diariamente. Tudo o que você acabou de pensar, dizer, ou fazer de indelicado consigo mesmo, reconheça. É preciso muita força, mas também muito amor para pedir desculpas a nós mesmos.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Impermanência



O Buda ensinou muitas práticas de concentração. Para praticar a Concentração da Impermanência, cada vez que olharmos para a pessoa amada, devemos vê-la como impermanente, e fazer o que estiver ao nosso alcance para que ela seja feliz agora. Se você achar que a pessoa amada é permanente, talvez pense que ela nunca vai melhorar. A compreensão da impermanência nos impede de ficarmos presos no sofrimento do desejo, do apego e do desespero. Devemos ver e ouvir tudo na vida sempre com essa perspectiva.

-- Thich Nhat Hanh


Entre em contato com o verdadeiro Buda



Se você não tiver a oportunidade de ir ate a Índia, então, por favor, pratique andando em casa, e você pode segurar realmente a mão de Buda enquanto caminha. Apenas caminhe, com paz e felicidade, e o Buda estará ao seu lado. Aquele que vai até a Índia e retorna com sua foto ao lado do Buda não viu o verdadeiro Buda. Você tem dentro de si a realidade; ele tem apenas uma imagem. Não corra por aí feito um louco, atrás de oportunidades para tirar fotografias. Entre em contato com o verdadeiro Buda. Ele está sempre disponível. Tome a mão dele e pratique a meditação andando. Quando conseguir tocar a dimensão maior, estará caminhando com o Buda. A onda não precisa morrer para se tornar água, porque ela sempre foi água. Esta é a Concentração do Sutra do Lótus. Viva cada momento de sua vida profundamente, e entre em contato com a dimensão maior quando estiver caminhando, comendo, bebendo ou contemplando a estrela da manhã.

-- Thich Nhat Hanh