Domingo, 27 de novembro de 2022

Ação Correta, Karma e Visão Correta



Somos responsáveis, temos produzido pensamentos, palavras e ações que têm causado a extinção de muitas espécies e trazido muita poluição ao nosso meio ambiente. Somos o nosso meio ambiente, nosso ambiente somos nós. Portanto você tem que ser responsável por sua mente, seu corpo e pelo meio ambiente.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que você produz em termos de pensamento, fala e ação energias que nunca podem ser destruídas. Não pense que quando este corpo se desintegrar, você não está mais presente. Você continua sempre com seu karma, com o que produziu em termos de pensamento, fala e ação. Essas três coisas, pensamento correto, fala correta e ação correta são uma continuação. O corpo, mente e meio ambiente continuarão em outras formas com a energia da ação.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Comunidade e Comunicação



Consciente que a falta de comunicação sempre traz separação e sofrimento, comprometo-me a treinar a mim mesmo na prática do ouvir compassivo e da fala amorosa. Aprenderei a ouvir profundamente sem julgar ou reagir evitando proferir palavras que possam criar discórdia ou causar ruptura na comunidade. Farei todo o esforço para manter a comunicação aberta e reconciliar e resolver todos os conflitos, mesmo os pequenos.

-- Thich Nhat Hanh


Fala verdadeira e amorosa



Consciente de que as palavras podem criar sofrimento ou felicidade, comprometo-me a aprender a falar com sinceridade e de maneira construtiva, usando somente palavras que inspirem esperança e confiança. Estou determinado a não mentir por interesse pessoal ou para impressionar pessoas e nem proferir palavras que possam causar divisão ou discórdia. Não divulgarei noticias se não estiver seguro de que sejam verdadeiras, e nem criticarei ou condenarei atos dos quais não esteja seguro. Farei o melhor para denunciar situações de injustiça, mesmo quando elas possam ameaçar minha segurança.

-- Thich Nhat Hanh


Protegendo a Sangha



Consciente de que a essência e o objetivo de uma Sangha é a prática da compreensão e da compaixão, estou determinado a não usar a comunidade budista para ganhos pessoais, proveitos, ou transformar nossa comunidade num instrumento político. Uma comunidade espiritual deve, contudo, tomar uma posição clara contra a opressão e a injustiça e deve empenhar-se para mudar a situação, sem se engajar em conflitos partidários.

-- Thich Nhat Hanh