Domingo, 9 de outubro de 2022

Experimentando nosso corpo



Podemos ter a sensação de que nós somos esse corpo, está muito próximo de nós, é muito querido para nós. Às vezes acreditamos assim, mas às vezes você acredita que seu corpo é um estranho para você e às vezes você odeia seu corpo. Pode haver um momento em que não queremos mais esse corpo, queremos nos livrar dele. Todas essas atitudes provam que ainda somos estranhos ao nosso próprio corpo. É por isso que temos que voltar para o nosso corpo e nos reconciliar com ele.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina o terceiro exercício de atenção plena que é uma tentativa de voltar ao nosso corpo e se reconciliar com ele. Esta é a prática da compaixão do amor dirigida ao seu corpo. Após alguns minutos de relaxamento com a ajuda da respiração consciente, o relaxamento total não pode ser perfeito sem a respiração consciente, você direciona sua atenção para cada parte do seu corpo. O sorriso de reconhecimento: "oh meu corpo você está aí eu sei que cuido bem de você." Na posição sentada, na posição deitada, pratiquemos abraçar nosso corpo com atenção plena e sorrir para ele.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Deixar ir



Thay diz que deixar ir é uma arte, é uma prática e não porque você precisa ter habilidades de pintura, mas por causa do processo de deixar ir. Porque deixar ir é um ato libertador, você dá algo. Não é realmente que você perde algo, mas está criando algo. Você está oferecendo algo e está se expressando, está se libertando. Thay diz, o que me impressiona muito, deixar ir nos dá liberdade e a liberdade é a única condição para a felicidade. Quando em nosso coração ainda nos apegamos a qualquer coisa, posses materiais, ideias, medos, não podemos ser livres e não podemos ser felizes verdadeiramente felizes. Eu amo este ensinamento e me pergunto como esse processo lindo, esse processo engenhoso de desapego pode ser tão difícil para nós e ter causado tanto sofrimento.

Às vezes, temos relacionamentos que não são mais satisfatórios. Às vezes, eles se tornam até dolorosos, mas não podemos acabar com eles porque estamos presos. Moramos lá por tanto tempo que temos medo de nos soltar. Não sabemos o que vem depois, embora na maioria dos casos não possa ser pior do que a situação em que estamos, mas ainda temos medo e pelo menos estamos familiarizados com o sofrimento em que vivemos. Portanto, não permitimos deixar ir, ficando com medo do que virá, se houvesse algo por vir.

-- Thay Ngo Không (Palestra de Dharma em 11 de abril de 2021)


Cuidando do medo



Acho que a melhor maneira de cuidar do medo quando ele surge é permanecer firmemente estabelecido no momento presente, porque no momento presente, eu posso ver o que está acontecendo. Não sei o que vai acontecer no próximo momento. Mas quando o próximo momento se torna o momento presente, posso ver o que está acontecendo. A imagem que tenho é a de que estou caminhando por um túnel. Está escuro e eu não sei o que há no túnel. Mas posso tocar a parede do túnel com as mãos e o solo com os pés. Toco a parede para saber o que está acontecendo agora.

Estou ciente dos meus pés no chão e sei como é. Então, com cuidado, coloco meu pé à frente e ele toca o chão na minha frente. Já estou no momento presente, então sei que posso dar esse passo. Se eu colocar meu pé à frente e não houver nada, não darei o passo porque o medo ainda está lá. Portanto, recuo o pé e tento dar um passo um pouco para a direita ou para a esquerda. Enquanto caminho, sempre fico no momento presente. Eu não penso em haver uma luz no fim do túnel. Se eu corresse para o fim, poderia cair em um buraco ou tropeçar em algo porque não estou no momento presente. Estou tentando correr para o futuro para saber o que há no fim do túnel. Mas eu tenho todo o túnel para percorrer.

-- Monja Chan Dieu Nghiem (Palestra de Dharma, em 1 de junho de 2017)


Canal de vídeo da Sangha



A Sangha Viver Consciente tem um canal de vídeo dedicado aos ensinamentos de Thich Nhat Hanh. Os vídeos do canal variam entre 10 e 20 minutos, extraídos de palestras maiores, para que seja possível tornar mais fácil focar e aprender ensinamentos específicos. Todos os vídeos são legendados em português e em geral adicionamos um vídeo novo por semana. O link do canal está abaixo

Canal Viver Consciente: https://www.youtube.com/channel/UCKZ17GSKGzWZbly-CygaCRA