Domingo, 14 de agosto de 2022

Consumo e a Segunda Nobre Verdade



Estamos sofrendo, e você tem alimentado seu sofrimento. Você consumiu de uma maneira que mantém o sofrimento vivo por muitos meses. Se você olhar profundamente para a natureza do seu sofrimento você identifica a fonte de comida que você usou para alimentar sua depressão.

No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que se você sabe como cortar a fonte de nutrição, seu sofrimento terá que morrer, terá que se transformar. Com seu amor é o mesmo. O Buda disse que nada pode sobreviver sem comida, incluindo seu amor. Se você não souber como alimentar seu amor, seu amor vai morrer. Seu amor vai se transformar em outra coisa como desespero, ódio, raiva. A mesma coisa é verdade com sua depressão.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Refúgio



Quando dizemos: Eu me refugio no Buda, deveríamos entender também: o Buda se refugia em mim; porque sem a segunda parte, a primeira não é completa. Buda necessita de nós para que o despertar, o amor e a compreensão possam se tornar reais e não meros conceitos. Essas coisas devem ter efeitos concretos na vida. Sempre que eu digo: Eu me refugio em Buda, ouço: Buda se refugia em mim. Nossa tarefa é muito importante: realizar o estado desperto, realizar a compaixão, realizar o entendimento.

-- Thay Nhat Hanh (do livro "Caminhos para a paz interior")


O Dharma verdadeiro



Palestras de Dharma não são a verdade. O Dharma verdadeiro existe na mente dos estudantes como sementes e as palestras de Dharma são apenas como pequenas nuvens que liberam chuva e fazem com que as sementes nas mentes dos praticantes brotem e se manifestem. Os professores de Dharma não podem transmitir a verdade mais que um pai pode transmitir totalmente suas experiências aos filhos. Quanto mais um pai persiste com o filho, mas ele se torna bloqueado. O melhor que o pai pode fazer é ser como a nuvem de chuva e nutrir as semente de sabedoria no filho. Quando o filho crescer e passar por dificuldades e tiver suas próprias experiências; então a sabedoria que foi regada se manifestará.

-- Thay Nhat Hanh (do livro "Nothing to do Nowhere to go")


Fanatismo



Agarrar-se fanaticamente a uma ideologia ou uma doutrina não só nos impede de aprender, mas também cria conflitos sangrentos. Os piores inimigos do budismo são o fanatismo e a estreiteza. Guerras religiosas e ideológicas arruinaram a paisagem da história humana durante milênios. Guerras santas não têm lugar no budismo, porque matar destrói o valor do próprio budismo. A destruição de vidas e valores morais durante a Guerra de Vietnã foi fruto do fanatismo e da estreiteza. A Ordem do Interser nasceu durante aquela situação de sofrimento extremo, como uma flor de lótus que surge de um mar de fogo. Entendido neste contexto, o Primeiro Treinamento de Plena Atenção da Ordem de Interser é a voz compassiva do Buda em um oceano de ódio e violência.

-- Thay Nhat Hanh (do livro "Interbeing")