Domingo, 26 de junho de 2022

Os elementos do ser



Thich Nhat Hanh no vídeo dessa semana (clique aqui) nos ensina três dos quatro elementos do ser: sentimentos, formações mentais e percepções.

Segundo Thay, os quatro fundamentos de nosso ser todos intersão. Você não pode tirar um dos outros três. Ao falar em percepção, sabemos que nosso corpo também é objeto de nossa percepção. Nossos sentimentos também, nossas formações mentais também. Se você conhece a arte de olhar profundamente, descobrirá a realidade como ela realmente é. Ao fazer isso, removemos todos os erros, todas as percepções erradas.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Escuta compassiva



Ouvir com compaixão tem um propósito: ajudar a outra pessoa a sofrer menos. Você tem que nutrir a consciência de que, não importa o que a outra pessoa diga, você manterá a calma e continuará a ouvir. Você não julga enquanto ouve. Você mantém sua compaixão viva. A outra pessoa pode ser injusta, dizer coisas imprecisas ou culpar, atacar e julgar. No entanto, você mantém sua energia de compaixão para que sua semente de sofrimento não seja tocada. Praticar a respiração consciente enquanto ouve é muito útil.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "The Path of Emancipation")


Elementos da meditação



Transformação e emancipação só podem ocorrer quando o insight é alcançado. O insight é alcançado através das práticas de parar e olhar profundamente. A meditação é composta de dois elementos. O primeiro é shamatha - parar, concentrar e acalmar. Se você for à China, verá este sinal nas estradas - _. Significa "Pare". Sugiro que coloque este sinal em algum lugar da sua casa. Diante dele, você pode praticar a respiração consciente por cinco ou dez minutos, para que possa perceber que parou. O segundo elemento da meditação é vipashyana. Significa olhar profundo, investigação e observação. É difícil olhar profundamente sem parar. Se você é capaz de olhar profundamente, significa que é capaz de parar.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "The Path of Emancipation")


Respirando



Respirar com atenção não é algo difícil de fazer. Você não precisa sofrer enquanto respira. Você já está fazendo isso o dia todo. Você não precisa se esforçar para controlar sua respiração. Na verdade, respirar pode se tornar um verdadeiro prazer. Você apenas se permite respirar naturalmente enquanto foca sua atenção em sua inspiração. É como o sol da manhã em uma flor que fechou durante a noite. O sol não interfere com a flor. A luz do sol apenas a abraça e subtilmente permeia a flor. Abraçada pela energia do sol, a flor começa a florescer.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "No mud no lotus")