Domingo, 10 de abril de 2022

A sabedoria da não-discriminação



O vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) explica a sabedoria da não discriminação. Quando você vive com a sabedoria da não discriminação, você não sofre. Você tem muita sabedoria e abraça todos, todos os países, todas as culturas, todos os grupos étnicos.

A sabedoria da não discriminação é inata em nós. Mas se permitirmos que percepções erradas e energias de hábitos a encubram, ela não pode se manifestar. Essa sabedoria nos traz o insight que somos um, dividimos as mesmas raízes e quando um de nós sofre, todos sofremos. Aprendemos a amar todos sem distinção, aprendendo a apreciar e respeitar as diferenças e nos enriquecer com elas.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.


Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Porque não?



Será que eu tenho que ir para um monastério distante cruzando um oceano para sentir o cheiro de folhas na terra úmida? Aqui, no interior da França, a beleza natural me rodeia. Um passo para fora da residência e estou cercada por colinas com maçãs vermelhas e ameixeiras, massas de videiras entrelaçadas e girassóis dourados. Lindo. Este ambiente me ordena a prestar atenção, fazendo com que todos os meus sentidos despertem. Eu me torno consciente de tudo à minha volta, e do meu lugar dentro dessa beleza. Por que não fazer isso em casa?

-- Mary Patterson (do livro "The monks and me - relatando a experiência dela em um retiro de 40 dias em Plum Village")


Aceitar os sentimentos negativos



É difícil para a nossa mente aceitar que tem sentimentos negativos como raiva, medo e tristeza, por isso ela encontra maneiras de enterrar esses sentimentos em áreas remotas da nossa consciência. Criamos mecanismos de defesa elaborados para negar a sua existência, mas esses sentimentos problemáticos estão sempre tentando emergir. Formações internas precisam de nossa atenção assim que se formam, enquanto ainda estão frouxamente amarradas, de modo que o trabalho de desatar será fácil. Se não desamarrarmos nossos nós quando se formam, eles vão crescer mais apertados e mais fortes.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Beginning anew")