Domingo, 13 de março de 2022

Transformando o passado



Essa semana sugerimos que você assista ao vídeo (clique aqui) onde Thay ensina a prática de transformar o passado. Neste ensinamento, você pode muito bem voltar ao passado e reparar o dano que você fez. Estabelecendo-se no presente com firmeza e tocando a ferida, tocando profundamente o momento presente, você também toca o passado e tem o poder de reparar o passado..

Esse é um ensinamento maravilhoso, uma prática maravilhosa. Você não tem que suportar as feridas para sempre. Você sabe que cada um de nós pode agir desatentos às vezes. Cometemos erros no passado. Mas isso não significa que tenhamos que carregar esse complexo, essa culpa o tempo todo sem poder transformá-los. O passado ainda está disponível. Toque o presente profundamente e você pode tocar o passado.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Pergunte ao cavalo



Existe uma história zen sobre um homem e um cavalo. O cavalo está galopando rapidamente, e parece que o homem que cavalga se dirige a algum lugar importante. Outro homem, em pé ao lado da estrada, grita: "Aonde você está indo?" e o homem a cavalo responde: "Não sei. Pergunte ao cavalo!" Esta é a nossa história. Estamos todos sobre um cavalo, não sabemos aonde vamos e não conseguimos parar. O cavalo é a força de nossos hábitos que nos puxa, e somos impotentes diante dela. Estamos sempre correndo, e isso já se tornou um hábito. Estamos acostumados a lutar o tempo todo, até mesmo durante o sono. Estamos em guerra com nós mesmos, e é fácil declarar guerra aos outros também.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "A Essência dos ensinamentos de Buda")


Sorria



Para nos lembrar que devemos relaxar podemos, vez ou outra, arranjar nossas coisas reservando um tempo para um retiro ou um dia para alertar a mente. Um dia em que possamos andar lentamente, sorrir, tomar chá com algum amigo e desfrutar dessa oportunidade de estarmos juntos, como as pessoas mais felizes desta terra. Isso é retirar-se, é tratar-se. Durante a meditação andando, durante o trabalho na cozinha ou no jardim, durante a meditação sentada, durante o dia todo, podemos praticar o sorriso. A princípio você pode achar difícil sorrir, e nesse caso deve considerar o porquê. Sorrir significa que estamos sendo nós mesmos, que estamos tendo soberania sobre nós, que não estamos mergulhados no esquecimento. Esse tipo de sorriso pode ser observado na face dos budas e bodhisattvas..

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Caminhos para a paz interior")