Domingo, 5 de dezembro de 2021

Fala amorosa e escuta profunda



Essa semana sugerimos que você pratique a fala amorosa e a escuta compassiva (clique aqui). Esta é a prática do 4º Treinamento da Atenção Plena. Praticamos para sermos um bodhisattva. Um bodhisattva é alguém que pode falar com um tipo de linguagem chamada fala gentil e amorosa. Um bodhisattva é alguém que pode ouvir com compaixão.

Thay ensina que a escuta compassiva é um tipo de escuta que tem a compaixão como essência. Porque se você não praticar a atenção plena da compaixão, não poderá ouvir por muito tempo. Você pode ter a boa intenção de ouvi-la para ajudá-la a sofrer menos. Sua intenção pode ser muito boa, mas se você não conhece a prática da atenção plena da compaixão, pode perder a capacidade de ouvir.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube. Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Temos escolha



Sendo uma monja jovem, a coisa mais inspiradora para mim é saber que minha liberdade real está em minhas mãos porque tenho uma escolha. Não temos que esperar por ninguém ou nada de forma a fazer uma escolha de viver em paz e viver uma vida de entendimento e amor. Se eu quero que uma guerra termine, se eu quero que não violência aconteça na minha vida, eu sou aquela que tem que parar de lutar e por um fim na batalha dentro de mim. Transformar minha própria mente é o que faz a diferença. Liberdade depende dos meus pensamentos e ações

- Sister Thai Nghiem


Hoje não é meu dia...



Frequentemente nos sentimos cansados e tudo que fazemos e dizemos parece sair errado e criando desentendimentos. Podemos pensar, "Hoje não é meu dia". Nessas ocasiões é melhor simplesmente retornar ao nosso corpo, cortar todo o contato, e fechar as portas de nossos sentidos.

Seguindo nossa respiração, podemos juntar nossa mente, nosso corpo e respiração e eles se tornarão um só. Teremos um sentimento acolhedor, como se sentássemos perto da lareira enquanto o vento e a chuva estão agitando lá fora.

Este método pode ser praticado em qualquer lugar em qualquer hora, não apenas na sala de meditação. Nós voltamos a ficar em contato conosco mesmos e nos fazemos inteiros de novo.

- Thich Nhat Hanh