Domingo, 7 de novembro de 2021

As Quatro Qualidades



Nessa semana sugerimos um texto de Phap Hai (clique aqui) onde ele nos fala sobre os quatro Bodhisattvas. Bodhisattvas são aqueles seres aqueles que geraram a semente de bodhichitta, a mente do amor, e estão praticando as paramitas.

Phap Hai, que é monge sênior da tradição de Plum Village, nos ensina que os quatro grandes bodhisattvas arquetípicos se referem a quatro grandes qualidades que desejamos cultivar em nossa própria prática de despertar: a Grande Compreensão, a Grande Ação, a Grande Compaixão e a Grande Determinação.

Depois de ler o texto (clique aqui), se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Ama a Ti Mesmo



Ama a ti mesmo e esteja atento -
Hoje, amanhã e sempre

Primeiro estabelece a ti mesmo no caminho
Depois ensina aos outros
E assim derrotarás o sofrimento

Para corrigir o desonesto
Terá primeiro que fazer uma coisa difícil
Corrigir a ti mesmo

Tu és o único mestre.
Quem mais?
Subjugue a ti mesmo
E descobre o teu mestre

O Buda (do Dhammapada)

Não Seja Vítima



Em vez de maldizer a escuridão, por que não tenta acender uma vela?
Em vez de sentir raiva dos outros, de desperdiçar sua energia, sua força e inteligência criticando e julgando, tente mudar sua maneira de percebê-los.
Se os outros são maus, ajude-os, você que tem mais sorte.
Dê, se não deseja tomar nada deles.
Você não pode agir sobre o outro, então comece por você. Desenvolva em você o inverso do que não gosta neles.

- Tulku Urgyen Riponché

Importância do Consumo Consciente



Se você quer mudar o governo, não se foque em mudar o governo, você não vai chegar a lugar nenhum. Você tem que mudar as corporações, porque o governo é apenas um peão das corporações. Bem, se você quer mudar as corporações, tem que mudar os consumidores. É aqui que a responsabilidade para, conosco. Somos os consumidores. Não somos mais cidadãos, somos consumidores. Somos aqueles que alimentam as corporações que alimentam o governo. Portanto somos aqueles que têm que mudar. Portanto, uma vez que você descobre que é o responsável, que somos parte do problema, então finalmente você pode ser parte da solução.

- Yvon Chouinard