Domingo, 24 de outubro de 2021

Nono exercício de atenção plena na respiração



Nessa semana sugerimos um vídeo de Thich Nhat Hanh com legendas em português (clique aqui) onde Thay nos ensina o nono exercício de atenção plena ensinados pelo Buda. Esse exercício é o reconhecimento das formações mentais que surgem na nossa mente.

Thay ensina o que são formações mentais, como a raiva, o medo e a compaixão. No vídeo ele explica como devemos cuidar de nossa raiva quando ela surge. Segundo ele um bom praticante quando nota que as sementes da raiva ou do desespero surgem, não as tenta suprimir, mas começa a respirar conscientemente e caminhar conscientemente, gerando energia para a atenção plena se manifestar. Porque a atenção plena é também uma formação mental, uma das boas. Portanto, com a formação mental da atenção plena, podemos reconhecer e abraçar a formação mental da raiva ternamente.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



O mais importante



Lembre-se sempre de que o mais importante é viver a vida no momento presente, e que a felicidade não é um subproduto de fatores externos, mas o resultado do condicionamento positivo de sua mente. A felicidade está ao alcance de todos.

- Khedrupchen Rinpoche

Lunetas e Estrelas



Havia um homem apaixonado por estrelas. Para ver melhor as estrelas ele inventou a luneta. Aí formou-se uma escola para estudar a sua luneta. Desmontaram a luneta. Analisaram a luneta por dentro e por fora. Observaram os seus encaixes. Mediram as suas lentes. Estudaram a sua física ótica. Sobre a luneta de ver as estrelas escreveram muitas teses de doutoramento. E muitos congressos aconteceram para analisar a luneta. Tão fascinados ficaram pela luneta que nunca olharam para as estrelas.

- Rubem Alves (Do livro "Ostra feliz não faz pérola")

Praticar para saber



Seja o que for que fizermos, deveríamos fazer para ver a nós mesmos. Ler livros nunca dá surgimento a nada. Os dias passam, mas não nos vemos. Saber sobre a prática é praticar de forma a saber.

- Ajahn Chan