Domingo, 12 de setembro de 2021

Lições aprendidas na vida com os monásticos



Compartilhamos essa semana um texto de Leo Widrich (clique aqui)., um praticante que viveu um ano com monásticos do monastério de Blue Cliff. da tradição de Plum Village.

Leo, um empresário, compartilha seus insights, sobre a felicidade, porque corremos tanto, sobre a necessidade de relacionamentos para nossa prática e sobre os diversos métodos para avançarmos em nossa prática. Não existe caminho único que sirva a todos mas cada insight de um praticante sempre nos ajuda para olhar para a nossa própria prática e descobrir os nossos atuais obstáculos e como podemos progredir mais. O texto foi originalmente publicado na revista Mindfulness Bell, a revista da comunidade de Plum Village.

Depois de ler o texto (clique aqui), se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Eu sei que você está aí e eu estou muito feliz



Quando foi a última vez que olhou nos olhos de sua amada e perguntou: "Quem é você, minha querida?" Não se satisfaça com uma resposta superficial. Pergunte novamente: "Quem é você, que assumiu o meu sofrimento como seu, minha felicidade como sua, minha vida e morte como suas? Meu amor, por que razão você não é uma gota de orvalho, uma borboleta ou um pássaro?"

Pergunte com todo o seu ser. Se não prestar a devida atenção à pessoa que ama, estará cometendo uma espécie de assassinato. Quando estiverem juntos fazendo alguma coisa, e se perderem em seus próprios pensamentos, cada um presumindo que sabe tudo sobre o outro, na verdade um estará morrendo lentamente. Mas com atenção plena será capaz de fazer renascer uma flor que ia murchar. "Eu sei que você está aqui, ao meu lado, e isso me faz feliz." Através da atenção, você será capaz de descobrir fatos novos e maravilhosos da amada, suas alegrias, seus talentos ocultos, suas aspirações mais profundas. Se você não praticar a atenção apropriada, como pode dizer que a ama?

-Thich Nhat Hanh



Eu estou aqui para você



Às vezes nós nos escondemos no noticiário na hora do café da manhã. Às vezes, estamos perdidos em nossos pensamentos e nossos planos. Estamos dirigindo o nosso carro e a nossa pessoa amada está sentada ao nosso lado, mas nos esquecemos dela. Ela pode se sentir ignorada enquanto estamos perdidos em algum projeto, ansiedade ou arrependimento. Às vezes, estamos comendo uma refeição e não sabemos mesmo quem está sentado ao nosso lado. Nossa pessoa amada está presente fisicamente, mas é como se ela não estivesse realmente lá.

Você poderia perguntar à pessoa que parece estar perdida em seu pensamento: "Querida, tem alguém em casa?" Se você tiver sorte ela vai voltar para si mesma e dizer: "Querido, eu estou aqui para você." Ela não só vai estar dizendo as palavras, ela vai realmente estar presente e vocês podem ambos serem felizes juntos. Para amar alguém você precisa estar presente cem por cento. O mantra "Eu estou aqui para você", diz muito em poucas palavras. Ele diz que eu me preocupo com você, eu gosto de estar na sua presença e isso ajuda a outra pessoa a sentir-se apoiada e feliz.

-Thich Nhat Hanh