Domingo, 23 de maio de 2021

Quem é o chefe?



Essa semana sugerimos que você leia (clique aqui) uma palestra de Dharma da monja Chan Dieu Nghiem de Plum Village sobre quem é o chefe, quem manda nas nossa ações e reações.

Nossa prática é voltar para nós mesmos, para estar verdadeiramente presentes, para fazer o que fazemos em liberdade e desfrutar disso. O que está roubando nossa liberdade? É muito interessante observar nossa mente. Quais são as nossas energias de hábito ao pensar, falar e agir? Nossas energias de hábito derivam das inclinações de nossa mente. Nossa atenção mental é atraída para um dos objetos e isso dá origem a um sentimento. Uma sensação pode ser agradável, desagradável ou neutra. O que estamos sentindo dá origem a uma percepção do objeto de nossa atenção, e volição é o impulso de agir, aceitar ou rejeitar com base na natureza de nosso sentimento e percepção do objeto. Isso acontece o tempo todo.

Ótimo texto (clique aqui) para reflexão e prática. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Unidade mente e mundo



Muitas pessoas distinguem entre o mundo interno de nossa mente e o mundo externo ao nosso redor. Mas esses mundos não são separados; eles pertencem à mesma realidade. As ideias de dentro e fora, interno e externo são úteis na vida cotidiana, mas podem se tornar obstáculos que nos impedem de experimentar a realidade última. Se olharmos profundamente em nossa mente, veremos o mundo profundamente ao mesmo tempo. Se entendemos o mundo, entendemos nossa mente. Isso é chamado de "a unidade de mente e mundo".

-- Thich Nhat Hanh (do livro "Interbeing")

Dizer a verdade



Claro que é importante nos treinarmos para sempre falar a verdade, mas também temos que saber como falar a verdade. Se dissermos algo que fere profundamente ou ofende outra pessoa, não podemos desculpar isso dizendo: "Bem, eu estava apenas dizendo a verdade." Precisamos ser compassivos e escolher meios habilidosos para dizer algo..

-- Thich Nhat Hanh