Domingo, 21 de março de 2021

O Buda é você



Mestre Linji nos diz que devemos voltar a nós mesmos e ter confiança em nós mesmos. Não devemos implorar por migalhas de outros, incluindo os Budas, os mestres, professores espirituais, os sutras e outras escrituras. As coisas que procuramos não estão nestes lugares.

Thich Nhat Hanh no texto (clique aqui) ensina que bem neste momento, estamos ouvindo o Dharma, e o Buda está sentado conosco, sentado dentro de nós. Neste momento, se não podemos tocar o Buda, então não devemos falar sobre o futuro. Apenas o momento presente é real. Se perdermos este momento presente, então não poderemos entrar em contato com o Buda, e por milhares de vidas continuaremos no círculo do samsara: ser concebido, nascer e morrer como humanos ou outros seres.

Leia (clique aqui) e depois se quiser divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.



Convite



No mês de Novembro de 2020, foi inaugurada em Salvador, a Sanga da Plena Atenção na Respiração.

A Sanga segue a tradição do Mestre budista, Vietnamita Thich Nhat Hanh e funciona online, todas as Quintas ás 19hs, com praticantes de vários estados. Em paralelo, existe um grupo no zap que nos oferece a oportunidade de compartilharmos e praticarmos os ensinamentos do Thay, diariamente. Venham, vamos Respirar juntos!

contato: Ana Celeste - anaceleste70@gmail.com

"A construção de uma Sanga deve ser feita em todos os níveis: local, nacional e internacional. A Sanga é a nossa esperança". (Thich Nhat Hanh Livro: Eu busco refúgio na Sanga.)

Semente de consciência



Para sermos felizes, precisamos regar a semente de consciência que existe dentro de nós. A consciência é a semente da iluminação, da percepção, do entendimento, do cuidado, da compaixão, da liberação, da transformação e da cura. Se a cultivarmos, entramos em contato com os aspectos prazerosos e alegres da vida, em nós e ao nosso redor, coisas com as quais não podemos entrar em contato quando vivemos no esquecimento. A consciência torna coisas como os nossos olhos, o nosso coração, os nossos dentes sadios, a lua e as árvores, mais belas e mais significativas. Se entrarmos conscientemente em contato com essas coisas maravilhosas, elas se revelarão no seu pleno esplendor.

-- Thich Nhat Hanh