Domingo, 24 de janeiro de 2021

O Caminho do Meio



Quando o Buda foi perguntado sobre a Visão Correta, ele responde falando sobre o Caminho do Meio. O Caminho do Meio evita visões extremadas e pensamento dualístico. Como temos visões errôneas, temos percepções erradas. Percepções erradas são a base de todas as aflições

No texto (clique aqui) desta semana Thich Nhat Hanh ensina que O Caminho do Meio não é capturado em pares de opostos, tais como ser e não-ser, indo e vindo, nascimento e morte, igual e diferente, existente e não-existente. Estas são ideias que precisamos ultrapassar. Shakespeare disse, Ser ou não ser, eis a questão. Mas no budismo, vamos além da ideia de ser e não-ser. Nossa felicidade e sofrimento e a felicidade daqueles à nossa volta dependem do grau de Visão Correta. Mas Visão Correta não é uma ideologia, um sistema ou mesmo um caminho. Não pode ser descrita; podemos apenas apontar na direção correta. Mesmo um mestre não pode transmitir a Visão Correta.

Leia o texto (clique aqui) e depois divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Mude seu olhar



O mundo ao redor continua o mesmo, mas nós mudamos nosso olhar, e isso muda tudo. (...) Nada é fixo, oscilamos constantemente. O ponto mais importante não é o conteúdo das experiências, mas o fato de que, presos em alguma delas, a tomamos como fixa, e também tomamos como fixa a visão de mundo que a acompanha.

-Padma Samten

Você tem o suficiente



Tente reconhecer profundamente de uma vez por todas a verdade do mantra, "tenho o suficiente". Você tem tantas condições curativas e maravilhosas na sua vida e coração e você - sim, você - tem a capacidade de transformar o seu sofrimento, despertar e ser um recurso para os outros no caminho. Todas estas condições estão disponíveis para você neste exato momento e você não tem nenhuma necessidade de sequer uma condição extra. Há grande poder nesse reconhecimento. "Mas" - ouvi você dizer, "e sobre o meu ___ (Insira seu problema ou condição)?". Você tem o suficiente. O que te impede de deixar aquela luz e beleza brilharem neste momento?

- Phap Hai