Domingo, 29 de novembro de 2020

Nossa comunicação é nossa continuação



Normalmente pensamos em comunicação como as palavras que usamos quando falamos ou escrevemos, mas nossa linguagem corporal, nossas expressões faciais, nosso tom de voz, nossas ações físicas e até mesmo nossos pensamentos são formas de comunicação.

Sugerimos que você leia o texto (clique aqui) onde Thay ensina que nossas ações da mente, fala e corpo são nossa continuação. Ao longo do nosso dia, produzimos energias de pensamento, fala e ação. Estamos nos comunicando a cada momento, seja conosco mesmo ou com os outros. Você é sua ação. Você é o que você faz, não apenas o que você faz com seu corpo, mas também com suas palavras e sua mente. Karma é a ação tripla de nossos pensamentos, nossa fala e nossas ações corporais.

Estude os ensinamentos (clique aqui) e os coloque em prática na sua vida. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Dicas de meditação



Saiba que o sentar é simplesmente manter a consciência do corpo e da mente. Esteja consciente de qualquer desejo de fazer do sentar uma fuga da vida para entrar em estados de transe pacífico; tais estados podem ser sedutores mas não servem para nada.

- Esteja consciente de que o período de lua-de-mel para os novos praticantes é freqüentemente seguido por resistência, possível turbulência, e irrompimentos emocionais. Apenas continue praticando com particular ênfase em sentir as sensações do seu corpo.

- Esteja consciente de que "atingir algo" através da prática (tal como uma clareza especial, insights, mente pacífica) não é o ponto. Isso pode ocorrer - mas o ponto é sua consciência do que quer que esteja acontecendo, incluindo confusão, desencorajamento ou ansiedade.

Espiritualidade



Espiritualidade é algo que podemos cultivar. Ser espiritual significa ser estável, calmo e pacífico e ser capaz de olhar profundamente para dentro e para fora de nós. Significa termos a capacidade de lidarmos com nossas aflições: nossa raiva, ânsia, desespero e discriminação.

É a capacidade de ver a natureza do interser entre as pessoas, nações, raças e todas as formas de vida. A espiritualidade deixou de ser um luxo; temos que cultivá-la para superar as dificuldades de nossa época.

-Thich Nhat Hanh (Do livro "Eu busco refúgio na Sangha")