Domingo, 11 de outubro de 2020

Palestra sobre o Dharma: Cultivando nossas qualidades de Bodhisattva (parte 2)



Esta semana te convidamos a estudar a segunda parte dos comentários de Thich Nhat Hanh sobre o sutra (clique aqui) da invocação do nome dos grandes Bodhisatvas.

A chave é perceber as qualidades dos bodihisatvas. dentro de nós Samantabhadra (Bondade Universal) nos inspira a trabalhar muito e ter disposição para ajudar, para agir profundamente. Kshitigarbha (Armazém da Terra) nrepresenta o grande voto de salvar todos os seres vivos, especialmente aqueles que estão presos nas condições mais infernais.

Após a leitura do texto (clique aqui) participe comentando em nosso blog. Basta clicar aqui.



Desatenção global



Thay, você ensina atenção plena e concentração, e ainda assim o mundo de hoje é marcado por períodos de atenção cada vez menores...

Thay: "Muitos de nós não sabemos estar verdadeiramente presentes para as pessoas que amamos e para as maravilhas da vida que se apresentam no momento presente. Nossas mentes se distraem facilmente, e o mercado constantemente nos fornece novas maneiras de mantê-las nesse estado. Nosso corpo está aqui, mas nossa mente está perdida em nossos planos para o futuro, arrependimento pelo que diz respeito ao passado e pela insatisfação e mal-estar que sentimos no presente. Não muito tempo atrás, fomos convidados para a sede do Google na Califórnia para ensinar a prática da atenção plena a mais de setecentos funcionários.

A primeira coisa que compartilhamos com eles foi a prática de parar porque na sociedade de hoje estamos sempre correndo. Quando somos capazes de parar, podemos prestar atenção a tudo o que está acontecendo em nossos corpos e em nossas mentes e é assim que podemos começar a cuidar de nós mesmos. No momento presente já temos condições mais do que suficientes para nossa felicidade. Só precisamos parar e reconhecê-los para alcançar a verdadeira felicidade."

- Entrevista de Thich Nhat Hanh para o jornal italiano La Stampa em 10 de setembro de 2014

Pérolas de Thay