Domingo, 26 de julho de 2020

O Terceiro Selo do Dharma: Nirvana



Nessa semana sugerimos que você leia (clique aqui) um texto sobre o Terceiro Selo do Dharma, o Nirvana

Nesse texto (clique aqui), Thich Nhat Hanh ensina que Nirvana é a extinção de todas as noções. O nascimento é uma noção. A morte é uma noção. Ser é uma noção. Não ser é uma noção. Em nossas vidas diárias, temos que lidar com essas realidades relativas. Mas se tocarmos a vida mais profundamente, a realidade se revelará de uma maneira diferente. Pensamos que nascer significa do nada nos tornamos algo, de ninguém nos tornamos alguém, do não ser nos tornamos seres. Nirvana significa extinção, acima de tudo a extinção de ideias - as ideias de nascimento e morte, existência e inexistência, indo e vindo, eu e outro, um e muitos. Todas essas ideias nos fazem sofrer.

Divida sua experiência sobre esse texto (clique aqui) com todos os praticantes em nosso blog. Basta clicar aqui.


Verdadeiro milagre



As pessoas geralmente consideram caminhar na água ou no ar puro um milagre. Mas acho que o verdadeiro milagre não é caminhar nem na água nem no ar, mas caminhar na terra. Todos os dias estamos envolvidos em um milagre que nem sequer reconhecemos: o céu azul, as nuvens brancas, as folhas verdes, os olhos negros e curiosos de uma criança - os nossos próprios olhos. Tudo é um milagre.

-- Thich Nhat Hanh


Prática espiritual



A prática espiritual serve para vencer as dificuldades da vida diária. Sem ela a vida diária não seria rica. Usamos a prática quando encontramos dificuldades. Se temos a prática espiritual, não temos medo e sabemos como responder às dificuldades. Sabemos como lidar com elas e também como ajudar os outros a lidar com os próprios sofrimentos.

-- Thich Nhat Hanh