Domingo, 5 de julho de 2020

Diálogo aberto, comunicação real



Nessa semana sugerimos que você leia (clique aqui) um texto sobre o diálogo entre religiões ou de pessoas de crenças diferentes. Uma introdução ao Segundo Treinamento da Ordem do Interser.

Nesse texto (clique aqui), Thich Nhat Hanh ensina as pessoas matam e são mortas porque se apegam demais às suas próprias crenças e ideologias. Quando acreditamos que a nossa é a única fé que contém a verdade, a violência e o sofrimento certamente serão o resultado. Evite ter a mente estreita e ficar limitado aos seus pontos de vista atuais. Aprenda e pratique o desapego das suas visões para estar aberto para receber os pontos de vista de outras pessoas.

Divida sua experiência sobre esse texto (clique aqui) com todos os praticantes em nosso blog. Basta clicar aqui.


Somos soberanos?



Os pensamentos e as vozes sussurantes continuam e continuam dentro de nós, comentando, observando e julgando. Nossos pensamentos e as vozes sussurantes estão correndo em nossa consciência armazenadora. Com plena atenção, tentamos nos tornar conscientes do que está se passando por lá. Há sempre pensamento. Estamos plenamente conscientes de nosso pensamento ou somos capturados por eles? Estamos vivendo nossas vidas, ou apenas existindo no piloto automático? Se pudermos ser plenamente conscientes de nossos pensamentos, palavras e ações então somos soberanos de nossas vidas. Podemos usar a prática de plena consciência para controlar nossas ações, nossos movimentos, nossos corpos e as coisas que vem e vão.

-- Thich Phouc Tinh (monge sênior de Deer Park Monastery e aluno do Thay)


Primeiro dentro de nós



Se desejamos compartilhar alegria e felicidade com os outros, devemos ter alegria e felicidade dentro de nós. Se desejamos compartilhar calma e serenidade, devemos primeiro percebê-los dentro de nós mesmos. Sem uma mente calma e pacífica, nossas ações criarão apenas mais problemas e destruição no mundo.

- Thich Nhat Hanh