Domingo, 12 de abril de 2020

Impermanência



Impermanência significa que nada permanece o mesmo por dois instantes consecutivos. Parece fácil? De fato não é um conceito difícil de entender mas na vida real na verdade não aceitamos a impermanência como um fato e resistimos contra ela. E por isso sofremos.

No texto (clique aqui) desta semana Thich Nhat Hanh ensina que todos nós podemos entender a impermanência com nosso intelecto, mas isto não é, contudo a verdadeira compreensão. Apenas nosso intelecto não nos conduzirá a liberdade. Quando a impermanência se torna nossa experiência diária poderemos obter o verdadeiro insight da impermanência.

Nós também não podemos descobrir o insight da impermanência por só um momento e depois encobri-lo e ver tudo novamente como permanente. Por exemplo, a maior parte do tempo nós nos comportamos como se nossos filhos sempre fossem estar em casa conosco. Nós nunca pensamos que em alguns anos eles nos deixarão para se casar e ter as próprias famílias. Assim nós não valorizamos os momentos que nossos filhos estão conosco.

Desfrute do texto (clique aqui) busque colocar a impermanência na sua prática e divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

A aliada



Os budistas temem pouco a morte: é provavelmente a única certeza na vida. Ela tem, por outro lado, um poder sem igual, o de fazer os homens olharem no fundo de seu coração para distinguir o essencial do supérfluo. Para muitos sua proximidade leva a repensar a vida e escolher privilegiar a vida espiritual. Consequentemente, a morte é também uma aliada.

-Ani Choying Drolma (monja tibetana)

Busca pela verdade



Uma folha
Uma flor
É o que você é.
É por isso que temos estado juntos
Desde o não-começo.
Não há modo de eu não estar com você.
Mesmo assim, você não entende,
E continua me perguntando sobre minha partida.

- Thich Nhat Hanh

Agora ou nunca



O momento mais maravilhoso de sua vida já aconteceu? Pergunte-se. A maioria de nós responderá que ainda não aconteceu, mas que poderia ocorrer a qualquer hora. Não importa nossa idade, tendemos a sentir que o momento mais maravilhoso de nossa vida ainda não aconteceu. Tememos que possa ser tarde demais, mas ainda não perdemos a esperança. Porém, a verdade é que se continuarmos vivendo no esquecimento - ou seja, sem a presença da plena consciência - este momento jamais ocorrerá.

Os ensinamentos do Buda mostram de forma clara e simples como fazer deste o momento mais magnífico e maravilhoso de sua vida. Este momento presente deve tornar-se o momento mais maravilhoso de sua vida. Tudo de que você precisa para transformar este momento presente em um momento maravilhoso é liberdade. Tudo de que você precisa é libertar-se de suas preocupações e inquietações sobre o passado, o futuro, e assim por diante.

O profundo insight da impermanência possibilita isso. Algo que nos ajuda muito é mantermos viva nossa concentração sobre a impermanência. Você acha que aquela pessoa estará em sua vida para sempre, mas não é verdade. Essa pessoa é impermanente, assim como você. Portanto, se puder fazer algo para deixar essa pessoa feliz, faça-o imediatamente. Qualquer coisa que você possa fazer ou dizer para deixá-lo ou deixá-la feliz - diga ou faça agora. É agora, ou nunca.

- Thich Nhat Hanh