Domingo, 1 de março de 2020

Parar, Acalmar-se, Descansar e Curar-se



Sugerimos a leitura do texto (clique aqui) onde Thay fala sobre os aspectos da meditação budista: shamatha (cessação) e vipashyana (olhar em profundidade). Ele também mostra as três funções da shamatha: fazer parar, acalmar e repousar.

É um texto básico de budismo onde Thay detalha o aspecto de cessação na meditação e aponta muitas de nossas dificuldades com a prática.

Leia (clique aqui) e divida suas práticas em nosso blog. Basta clicar aqui.

Ação



Enquanto "budismo" sugere mais um sistema de crenças, "prática do dharma" sugere um plano de ação. As Quatro Nobres Verdades não são proposições em que se deve acreditar; são desafios à ação.

- Stephen Batchelor (do livro "Budismo sem crenças")

Meditação



Meditar não significa brigar com um problema. Meditar significa observar. Seu sorriso prova isso. Prova que você está sendo gentil consigo mesmo, que o sol da consciência está brilhando em você, que você tem o controle da situação. Você é você mesmo e adquiriu alguma paz.

- Thich Nhat Hanh

Liberdade



Forças além do seu controle podem te tirar tudo que você possui exceto uma coisa, sua liberdade de escolher como você vai responder a situação. Você não pode controlar o que acontece na sua vida, mas pode sempre controlar como irá se sentir e fazer sobre o que acontece com você.

- Viktor Frankl