Domingo, 15 de setembro de 2019

Olhando e ouvindo em plena atenção



A atenção plena pode ser cultivada pelos nossos ouvidos, olhos, pés e respiração. Precisamos saber como usar nossos olhos para nutrir nossa atenção plena. Nós também podemos fortalecer nossos olhos e usá-los para olhar atentamente. Olhando atentamente, vamos ver mais profundamente. O que vemos pode fortalecer nossa atenção plena, e a atenção plena também nos ajuda a enxergar mais conscientemente. Nossos olhos e a plena atenção ajudam um ao outro. O mesmo acontece com o som. Para ouvir profundamente, você tem que trazer sua mente de volta ao seu corpo e perceber a unidade do corpo e da mente.

Essa semana compartilhamos um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh nos nos ensina que aqueles de nós que praticam a atenção plena devem cultivar a arte de olhar e ouvir profundamente. A escuta e visão consciente são práticas importante que pode aliviar muito sofrimento.

Leia e aprenda(clique aqui) . Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Volte para a raiz



Uma emoção forte é como uma tempestade. Se você olhar para uma árvore durante uma tempestade, o topo da árvore parecerá frágil, como se pudesse quebrar a qualquer momento. Você teme que a tempestade possa arrancar a árvore. Mas se você voltar sua atenção para o tronco da árvore, perceberá que suas raízes estão profundamente ancoradas no chão e verá que a árvore será capaz de se sustentar. Você também é uma árvore. Durante uma tempestade de emoções, você não deve ficar no nível da cabeça ou do coração, que são como o topo da árvore. Você tem que deixar o coração, o olho da tempestade, e voltar ao tronco da árvore. Seu tronco está um centímetro abaixo do umbigo. Concentre-se ali, prestando atenção apenas ao movimento do abdome e continue respirando.

- Thich Nhat Hanh

Sangha



Sozinhos somos vulneráveis, mas trabalhando juntos com irmãos e irmãs, podemos apoiar uns aos outros. Nós não podemos ir para o oceano como uma gota d'água - nós evaporaríamos antes de chegarmos ao nosso destino. Mas se nos tornarmos um rio, se formos como uma Sangha, temos a certeza de que chegaremos ao oceano...Você precisa de uma sangha; você precisa de um irmão ou irmã, ou amigo para lembrar você das coisas que já sabe. O Dharma está em você, mas precisa ser regado para se manifestar e se tornar uma realidade.

- Thich Nhat Hanh