Domingo, 4 de agosto de 2019

Concentrando e liberando a mente



Compartilhamos essa semana um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh nos ensina mais dois exercícios de plena atenção.

Thay ensina que transformação e emancipação só podem ocorrer quando o insight é alcançado. O insight é alcançado através das práticas de parar e olhar profundamente. A meditação é composta de dois elementos. O primeiro é shamatha - parar, concentrar e acalmar. O segundo elemento da meditação é vipashyana. Significa olhar profundo, investigação e observação. É difícil olhar profundamente sem parar.

Leia (clique aqui) e aprenda a meditar. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

O que estou fazendo?



Quando nos perguntamos o que estamos fazendo, fica mais fácil vencer o hábito de querer terminar tudo rapidamente. Sorria para si mesmo e diga: "Lavar este prato é a coisa mais importante de minha vida." Quando se perguntar, "O que estou fazendo?", reflita seriamente sobre a questão. Caso os pensamentos o arrastem para outras paragens, você precisa de mais atenção plena para impedir que isso aconteça. Quando você está realmente presente, lavar os pratos pode ser uma experiência profunda e extremamente agradável. Mas se você lava os pratos pensando o tempo todo em outra coisa, está perdendo tempo e provavelmente deixando de lavar bem os pratos. Se não estiver presente, nem que lave 84.000 pratos não terá mérito.

- Thich Nhat Hanh

Estar Consciente



Quando estamos mais conscientes, podemos perceber melhor o que está à nossa volta, entender a situação, lembrar do que é importante para nós e visualizar um número maior de possibilidades (...). Estar consciente nos permite enfrentar as circunstâncias (...) de forma coerente com nossos valores. Quando não agimos conscientemente, somos arrastados por instintos e hábitos que nem sempre nos servirão. Perseguimos alguns objetivos que não nos levarão à felicidade e à boa saúde; tomamos iniciativas das quais, mais tarde, nos arrependeremos; e produzimos resultados que prejudicam a nós e a quem amamos.

- Fred Kofman