Terça, 9 de julho de 2019

Respiração Consciente - Como meditar



No texto dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina a forma mais básica de meditação: a respiração consciente.

O objeto de nossa atenção plena é a nossa inspiração e expiração, nada mais. Nós não reprimimos nosso pensamento. Não há esforço para parar de pensar. Mindfulness, plena atenção, é muito agradável. Quando nossa prática é agradável, a concentração é fácil. A chave é torná-la interessante. O segredo é torná-la agradável. Respiramos para que estejamos despertos e conscientes e nossa concentração seja forte.

Leia (clique aqui) e aprenda a meditar. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Um passo de cada vez



No montanhismo, aprendemos que não se deve avançar pensando simplesmente em chegar em algum lugar. É preciso dar um passo após o outro, concentrando-se em cada um deles. A minha entrada no mundo das aventuras foi assim. Dei cada passo com extrema dedicação, curtindo o gesto. E a caminhada levou-me a ser o que sou.

- Rodrigo Raineri (alpinista, do livro "No Teto do Mundo")

Não interrompa os pensamentos



Pensar é a atividade natural da mente. A meditação não trata de interromper seus pensamentos. A meditação é simplesmente um processo de repousar a mente em seu estado natural, que é aberto para e naturalmente consciente dos pensamentos, emoções e sensações à medida que ocorrem. A mente é como um rio, e como um rio, não há sentido em tentar interromper seu fluxo. Você pode muito bem tentar fazer com que seu coração pare de bater ou seus pulmões parem de respirar. Mas com que finalidade você faria isso?

- Yongey Mingyur Rinpoche

Meditação



Meditar não significa brigar com um problema. Meditar significa observar. Seu sorriso prova isso. Prova que você está sendo gentil consigo mesmo, que o sol da consciência está brilhando em você, que você tem o controle da situação. Você é você mesmo e adquiriu alguma paz.

- Thich Nhat Hanh