Segunda, 24 de março de 2019

Agora é a hora de apenas ouvir



Existem duas chaves para uma comunicação efetiva e verdadeira. A primeira é a escuta profunda. Nessa semana compartilhamos um texto (clique aqui) onde Thay explica a escuta profunda que é um dos melhores instrumentos para estabelecer e restaurar a comunicação com os outros e aliviar o sofrimento.

Quando ouvimos com compaixão, não somos pegos em julgamento. Um julgamento pode se formar, mas nós não nos apegamos a isso. A escuta profunda tem o poder de nos ajudar a criar um momento de alegria, um momento de felicidade e para nos ajudar a lidar com uma emoção dolorosa.

Aproveite o texto e compartilhe seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Transformação



Na meditação sentada, praticamos abandonar qualquer história que estejamos contando para nós mesmos e nos inclinar para o lado das emoções e do medo. Dessa maneira, treinamos abrir nosso coração amedrontado à inquietação da nossa própria energia. Aprendemos a permanecer com a experiência da nossa angústia emocional.

- Pema Chodron

Inclusividade



Porque eu tenho praticado como um budista, eu sei que entre o criador e a criatura deve haver algum tipo de ligação, caso contrário, a criação não seria possível. Assim, o crisântemo pode dizer que Deus é uma flor, e eu concordo, porque deve haver o elemento "flor" em Deus, para que a flor possa se tornar realidade. Assim, a flor tem o direito de dizer que Deus é uma flor.

A pessoa branca tem o direito de dizer que Deus é branco, e a negra também tem o direito de dizer que Deus é negro. Na verdade, se você for para a África, vai ver que a Virgem Maria é negra. Se você não fizer a estátua da Virgem Maria negra, não inspirará as pessoas. Porque para os negros, "black is beautiful", de modo que uma pessoa negra tem o direito de dizer que Deus é negro, e na verdade eu também acredito que Deus seja negro, mas Deus não é só negro, Deus também é branco, Deus é também uma flor. Assim, quando uma lésbica pensa em seu relacionamento com Deus, se ela pratica profundamente, ela pode descobrir que Deus é também uma lésbica. Caso contrário, como você poderia estar lá? Deus é uma lésbica e Deus é gay também. Deus não é menos. Deus é lésbica, mas também gay, negro, branco, crisântemo. É porque você não entende isso que discrimina.

Quando você discriminar o negro ou o branco, ou a flor, ou a lésbica, você discrimina Deus, que é a bondade fundamental em você. Você cria o sofrimento ao seu redor e cria o sofrimento dentro de si mesmo. É a ilusão, a ignorância que é a base de sua ação, a sua atitude de discriminação.

- Thich Nhat Hanh