Segunda, 1 de outubro de 2018

Cuidando da própria raiva



No momento em que você sente raiva, você tem a tendência de acreditar que seu sentimento foi criado por outra pessoa. Mas, ao fazer um exame profundo, você talvez perceba que a semente da raiva que existe em você é a principal causa do seu sofrimento. Muitas outras pessoas, quando confrontadas com a mesma situação, não ficariam com a raiva com que você fica. Elas ouvem as mesmas palavras, presenciam a mesma situação, mas são capazes de permanecer mais calmas, sem se deixarem afetar tanto pelas circunstâncias. Por que você se enraivece com tanta facilidade?

No texto sugerido Thich Nhat Hanh (clique aqui) nos ensina que todos temos uma semente da raiva nas profundezas da nossa consciência. No entanto, em alguns de nós, esta semente é maior do que nossas outras sementes como a do amor e a da compaixão. A semente da raiva pode ser maior por não ter sido cuidada através da nossa prática no passado. Por isso quando começamos a cultivar a energia da plena consciência, a primeira coisa que percebemos com clareza é que a principal causa do nosso sofrimento, da nossa aflição, não é a outra pessoa, e sim a semente da raiva que existe em nós.

Estude conosco e depois compartilhe seus insights após a leitura do texto completo (clique aqui) participando em nosso blog. Basta clicar aqui.

Tome as rédeas



Da próxima vez que estiver a braços com um dilema que implica tomar ou não as rédeas de si próprio, faça a si mesmo esta pergunta "Em quanto tempo estarei morto?". Tendo em mente esta perspectiva eterna, poderá então fazer a sua escolha e deixar as preocupações, os medos, a questão de poder ou não fazê-la e a culpa a cargo daqueles que vão estar vivos para sempre.

- Wayne W. Dyer

Não Corra



Não corra. Vá devagar,
Que aonde você tem que ir
É para você mesmo...
E seu pequeno eu, eterno recém nascido
Não pode te seguir.
...
Se você vai rapidamente,
O tempo vai estar na sua frente
Como uma mariposa louca.

Se você vai lentamente,
O tempo te seguirá
Como um boi manso.

- Juan Ramón Jiménez