Segunda, 27 de agosto de 2018

À procura da felicidade



Essa semana trazemos um texto de Phap Hai, monge sênior da tradição de Plum Village, que nos ensina que é natural quer resolver nossas dificuldades, mas se formos realmente honestos conosco mesmos, temos que admitir que continuamos a procurar nos lugares errados. Sempre procuramos a coisa que achamos que vai nos curar. Achamos que precisamos de mais uma condição, só mais uma coisa.

No texto (clique aqui) dessa semana ele nos ensina que ao invés de correr à procura de pequenos confortos para aliviar nossa insatisfação, nosso desconforto, você precisa descobrir o grande conforto.

Leia (clique aqui) e divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.


Falecimento



Lamentamos informar que ontem faleceu Hildeth Farias. Hildeth foi a fundadora do primeiro centro de estudos ligado a Thich Nhat Hanh no Brasil, o Centro Lótus há quase 20 anos. Ela teve papel fundamental na disseminação das práticas de Plum Village primeiramente no Rio de Janeiro e depois pelo Brasil. Nesses anos Hildeth promoveu vários retiros trazendo monjes e monjas de Plum Village ajudando a prática de muitas pessoas. Ela era professora de Dharma, tendo recebido o título das mãos do próprio Thich Nhat Hanh. Todos os fundadores da Sangha Viver Consciente começaram sua prática no Centro Lótus com a Hildeth e somos muito gratos a ela.

Recebemos hoje e-mail de Plum Village da Monja Chan Khong em nome de Thich Nhat Hanh que trascrevemos abaixo:

"Queridos amigos no Brasil. Sabemos como é grande essa perda para a Sangha, a transformaçao de Hildeth em um arco-íris cobrindo esse grande e vasto país. Eu ainda lembro sua pele negra, sempre elegante e nobre cada vez que tivemos a chance de ir ao Brasil onde Thay escreveu muitos poemas bonitos entre eles True Source (Uyên Nguyên)". - Chan Khong em nome de Thich Nhat Hanh

Brocado



O nascimento, a velhice, a doença e a morte, como também a felicidade e a tristeza, o ganho e a perda, o amor e o ódio são todos fios para tecer nossa vida. Não se pode tingir o brocado da existência apenas com a tinta da felicidade. Cada tinta, tendo seu próprio tempo e lugar na vida serve para criar esse brocado em que "se vê uma paisagem de primavera".

- Shundo Aoyama Rôshi

Interrelações



Você sou eu, e eu sou você.
Não é óbvio que intersomos?
Você cultiva a flor em si mesmo,
De forma que eu seja bonito.
Eu transformo o lixo em mim,
De forma que você não terá que sofrer.

Eu te apoio,
Você me apoia.
Eu estou nesse mundo para te oferecer paz,
Você está nesse mundo para me trazer alegria.

- Poema "Interrelationship" de Thich Nhat Hanh - Tradução livre Leonardo Dobbin