Segunda, 23 de julho de 2018

Como experimentar o milagre da vida



Será que realmente você desfruta do fato de estar vivo? Você tem consciência que estar vivo é um milagre e desperdiçamos muito de nossa vida preso a preocupações e medos, enquanto que o tempo passa? Você já se sentiu pleno, inteiro, totalmente integrado a tudo mais?

Thich Nhat Hanh no texto selecionado (clique aqui) afirma que alegria e felicidade nascem da concentração e não há felicidade sem concentração. Aos poucos você deve se treinar para viver, para ser feliz. Você provavelmente recebeu um diploma para o qual você trabalhou por anos, e você pensou que a felicidade seria possível depois de obtê-lo. Mas isso não era verdade porque depois de obter esse diploma e achar um emprego, você continuou a sofrer.

Você tem que perceber que a felicidade não é algo que você acha no final do caminho. Tem que entender que ela está aqui, agora. A prática da plena consciência não é uma fuga ou uma alienação. Significa entrar vigorosamente na vida com a força gerada pela energia de plena consciência. Sem esta liberdade e concentração, não há felicidade.

Leia (clique aqui) e depois se quiser divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.



Cenário de Réquiem



Há alguns anos, em um de nossos seminários sobre liderança, um jamaicano do Banco Mundial chamado Fred contou-me uma história bastante comovente. Poucos anos antes, soubera que padecia de uma doença terminal. Depois de consultar inúmeros médicos, que confirmaram o diagnóstico, fez o que todos fazem em semelhante situação: semana após semana, negou o fato. Mas aos poucos, com a ajuda de amigos, foi aceitando a realidade de que só viveria uns poucos meses, 'Então, algo de impressionante aconteceu', disse ele, simplesmente parei de fazer o que não era essencial, o que não importava, Passei a ocupar-me de projetos com crianças, que sempre desejei realizar, Não discuti mais com minha mãe. Quando alguém me cortava no trânsito ou acontecia algo que antes me deixaria furioso, eu ficava calmo. Em suma, não tinha tempo a perder com bagatelas.'

Aí pelo fim desse período, Fred iniciou um novo e maravilhoso relacionamento com uma mulher que o aconselhou a buscar outras opiniões sobre sua doença. Ele consultou alguns médicos nos Estados Unidos e logo recebeu um telefonema de um deles dizendo: 'Chegamos a um diagnóstico diferente'. a médico lhe disse que ele tinha uma forma rara de uma doença perfeitamente curável. Agora vem a parte da história que nunca esquecerei. Fred confessou: 'Quando ouvi isso ao telefone, chorei como um bebê ... pois temia que minha vida voltasse a ser o que fora!'

Foi preciso o cenário da possibilidade iminente de sua morte para que Fred despertasse. Foi preciso um choque desses para transformar sua vida. Talvez algo semelhante deva acontecer com todos nós que vivemos na Terra . Um cenário de réquiem talvez tivesse isso a nos oferecer."

- Peter Senge



Alegria da Vida



Aí está a verdadeira alegria da vida: o ser usado para um propósito que você considera supremo, ser uma força da natureza não uma massa febril, um poço egoísta de aflições e sofrimentos reclamando que o mundo não se dedicará a fazê-lo feliz.

- George Bernard Shaw