Segunda, 25 de junho de 2018

A Prática da Felicidade



Se não fôssemos capazes de transformar a dor que existe dentro de nós, a felicidade seria impossível. Muitas pessoas procuram a felicidade fora de si mesmas, mas a verdadeira felicidade precisa vir de dentro de nós. Nossa cultura tem muitas receitas de felicidade, e afirma que a atingimos quando possuímos uma grande quantidade de dinheiro, muito poder e uma elevada posição na sociedade. Mas, se você observar com cuidado, verá que numerosas pessoas ricas e famosas não são felizes.

No texto (clique aqui) desta semana Thich Nhat Hanh ensina que de acordo com os ensinamentos do Buda, a condição básica para a felicidade é a liberdade. Não estamos nos referindo aqui à liberdade política, e sim à liberdade que conquistamos quando nos libertamos da raiva, do desespero, do ciúme e das ilusões. Buda os descreve como venenos. Enquanto eles estão no nosso coração, é impossível ser feliz.

Leia o texto (clique aqui) e depois divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Sem choro



Sem mais choro, sem mais reclamação
Este é o último poema que mostra tristeza
Quando você abandonar a reclamação, sua alma será refrescada.
Quando você parar de chorar, seus olhos ficarão claros novamente.

-Nguyen Binh (sábio vietnamita do século XVI)

A mente controla o mundo



Pela mente o mundo é conduzido... A mente oscila como um tição, a mente se ergue como uma onda, a mente queima como um incêndio na floresta, como uma grande enchente a mente arrasa tudo. O bodhisatva, examinando cuidadosamente a natureza das coisas, lida com a sempre consciência da atividade da mente e, portanto, não cai em poder da mente, a mente caindo em seu poder. E com a mente sob seu controle, todos os fenômenos estão sob seu controle.

- Shantideva (monge indiano do século VIII)

Os seres humanos não são nossos inimigos



Os seres humanos não são nossos inimigos. Nosso inimigo é a violência, a ignorância e a injustiça existentes em nós e nos outros. Quando nossas armas são a compaixão e a compreensão, não lutamos contra outras pessoas, e sim contra a tendência de invadir, dominar e explorar. Não queremos matar os outros, mas não deixaremos que eles nos dominem e explorem. Você precisa se proteger. Você não é idiota. Você é muito inteligente e perspicaz. Agir com compaixão significa usar a inteligência para impedir que as outras pessoas cometam violência contra si mesmas ou contra você. A ação não violenta que emana do amor é uma ação inteligente.

- Thich Nhat Hanh