Segunda, 7 de abril de 2018

Tomando conta de nossos relacionamentos



Você consegue ser feliz sabendo que a pessoa que você ama não está feliz? Você consegue fazer alguém feliz se não estiver feliz? Depois de cuidar de nós mesmos, nos sentiremos muito melhor. Então podemos dar o segundo passo e ir para nosso parceiro, amigo ou colega de trabalho para tomar conta dele. Temos que tomar conta de nós mesmos antes que possamos amar e tomar conta de alguém.

No texto sugerido (clique aqui) desta semana Thich Nhat Hanh ensina que para cuidar dos nossos amados precisamos ouvir profundamente e de forma compassiva. Fazendo isso podemos aliviar o seu sofrimento. Thay também explica a prática do Começar de Novo que pode ser aplicada sempre que precisarmos restaurar algum relacionamento.

Aprenda com o texto (clique aqui) busque colocar a na sua vida as práticas sugeridas e divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Sobre o sucesso



Quando Van Gogh estava vivo seu trabalho não foi apreciado. Mas isso não significa que seu trabalho não tinha um tremendo valor. Meu livro “Aprendendo a lidar com a raiva” vendeu um milhão de cópias apenas na Coréia do Sul, e eles o chamaram de sucesso. Recentemente eu publiquei um livro muito pequeno chamado “Tocando a Terra”. Apenas dois ou três mil cópias foram impressas. Mas eu não estou desejando vender um milhão de cópias. Eu sei que alguns monges, monjas e leigos estão usando esse livro para praticar, para transformar seu sofrimento. E eu sei que o livro servirá a muitas gerações de praticantes no futuro. Eu não preciso ser um sucesso. Eu preciso acreditar que é um bom livro, um bom manual de prática e isto já me satisfaz completamente. Minha felicidade não é dependente da popularidade, da aprovação dos outros. Minha felicidade depende de mim. Se você pode ir para o lar do momento presente e viver na luz da plena consciência, concentração e insight, não tem motivos para se preocupar com o futuro e assim tem paz.

Sucesso não é somente uma questão de talento. Há muitos elementos que contribuem para o sucesso. Mesmo se você é uma pessoa muito talentosa, mesmo se você tem uma visão verdadeira, se o tempo correto ainda não veio, você não será bem sucedido. Portanto faça o seu melhor, e se as condições forem suficientes, você terá sucesso. Você nunca poderá ter certeza que será bem sucedido. Esta é a realidade.

- Thich Nhat Hanh

Sem objetivos



Não objetive o sucesso. Quanto mais você apontar para ele e torná-lo um alvo, mais você vai perdê-lo. Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido, deve acontecer, e só é assim como o efeito colateral de sua dedicação pessoal a uma causa maior que si próprio ou como subproduto de sua entrega a uma pessoa que não a si mesmo. A felicidade deve acontecer, e o mesmo vale para o sucesso: você tem que deixá-los acontecer ao não se preocupar com eles. Eu gostaria que você ouvisse o que a sua consciência manda, que você vá realizá-lo com o melhor de seu conhecimento. Então você vai viver para ver que, no longo prazo - no longo prazo, eu digo! - sucesso irá segui-lo precisamente porque você tinha esquecido de pensar nele.

-Viktor Frankl (sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz)