Segunda, 22 de janeiro de 2018

A segunda flecha



Muitas vezes sofremos muito por dificuldades que atravessamos na vida. Várias vezes são grandes dificudades como a perda de alguém querido, mas muitas vezes sofremos demais por coisas bem menores que essa. A nossa própria mente amplifica muitos desses sofrimentos menores e em alguns casos eles se tornam quase insuportáveis. Como lidar com isso?

Thich Nhat Hanh no texto selecionado (clique aqui) mostra que há um ensinamento budista, conhecido como “a Flecha”. Se uma flecha te atinge, você sentirá dor naquela parte do seu corpo; mas se uma segunda flecha te atingir exatamente no mesmo ponto, a dor será pelo menos dez vezes maior. As coisas indesejadas que às vezes acontecem na vida - ser rejeitado, perder um objeto valioso, falhar em um teste ou se machucar em um acidente - são análogas à primeira seta. Elas causam alguma dor. A segunda flecha, disparada por nós mesmos, é nossa reação, nossa história e nossa ansiedade. Todas essas coisas ampliam o sofrimento.
.

Leia (clique aqui) e depois se quiser divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.



Princípios Básicos de Budismo - Fala Correta



Primeiro, temos de entender que falar é ação. Quando dizemos algo, esta fala terá um efeito em nosso corpo, em nossa mente e no mundo inteiro. A boa fala nos trará alegria e saúde - tanto física quanto moral - e mudará o mundo em direção à bondade. Nós devemos produzir uma fala correta, que inspire entendimento, alegria, esperança, fraternidade e irmandade. Sua fala é uma semente, uma causa. E o que ela produzir em você e no mundo é um karma-fruto, karmaphala. Ação enquanto causa e enquanto fruto.

Algumas vezes, a ação-fruto se manifesta imediatamente depois do karma-causa. Às vezes, leva meses ou anos - mas, cedo ou tarde, esta ação se tornará efeito.

- Thich Nhat Hanh - Plum Village , Agosto de 2005

Mãe e filho



Talvez sua mãe tenha falado com você antes de você nascer. E eu estou convencido que você escutou essa fala e respondeu. Talvez tenha ocontecido que ocasionalmente ela esqueceu que você estava lá. Por isso talvez você tenha dado um chute nela para lembrá-la. Seu chute era um sino de plena atenção. Se ela estava praticando plena consciência, ela poderia ter dito: "Querido, eu sei que você está aí, e eu estou muito feliz." Este é o primeiro mantra. Mesmo que ela não tenha dito isso ou soubesse disso, seu corpo respondeu, fazendo o que fosse necessário para que você fosse nutrido.

Quando você nasceu, alguém cortou seu cordão umbilical. Provavelmente você chorou muito pela primeira vez. Agora você tinha que respirar por si mesmo. Agora você tinha que se acostumar com a luz ao seu redor. Agora você experimentava fome pela primeira vez. Você estava fora de sua mãe, mas ainda de certo modo dentro dela. Você ainda era dependente dela e pode ter se nutrido nos seus seios. E embora o cordão não estivesse ligando vocês, você estava ligado a sua mãe de uma maneira muito concreta, muito íntima.

- Thich Nhat Hanh