Terça, 5 de dezembro de 2017

Perdão e Tentação



Uma das práticas mais libertadoras presente em todas as tradições é o perdão. O perdão nos deixa leves, deixa o passado ir e olhando em profundidade é também uma prática de desapego. É o deixar ir da nossa raiva, ressentimento, ódio. O perdão acaba beneficiando mais quem perdoa do que quem é perdoado.

Thich Nhat Hanh no texto selecionado (clique aqui) comenta os dois últimos versos da oração do Pai Nosso, uma das orações principais do cristianismo. Esses dois versos falam sobre perdão e tentação. Thay olha esses dois versos a partir do ponto de vista de um mestre budista. É bastante enriquecedor, não deixe de ler.

Leia (clique aqui) e depois se quiser divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.



Recesso da Sangha Viver Consciente



Os coordenadores da Sangha Viver Consciente comunicam que a última reunião desse ano ocorrerá no dia 12 de dezembro. A Sangha voltará com suas atividades na segunda quinzena de fevereiro.



Ego



Quando nos protegemos fortemente, nosso sofrimento também é muito forte. Se o ego ou o casulo se tornar mais leve, o sofrimento também será menor. O ego é como uma pessoa bem gorda tentando passar por uma porta muito estreita. Quando há muito ego, nós nos sentimos sempre pressionados, cutucados e irritados por tudo o que acontece e, quando acontece algo que não nos pressiona, cutuca ou irrita, nós nos aferramos desesperadamente a isso e desejamos que não acabe nunca. Então sofremos ainda mais, em consequência do apego a nós mesmos.

- Pema Chödrön



Aprende a ouvir a voz que está dentro de ti



A Verdade não está muito distante, pois está sempre presente. Não é algo a ser alcançado, pois nenhum de teus passos leva para longe dela.

Não sigas as idéias dos outros, mas aprende a ouvir a voz que está dentro de ti mesmo. O teu corpo e mente estão se tornando claros e realizarás a unidade com todas as coisas.

A tua busca entre livros, palavra por palavra, pode te levar às profundezas do conhecimento, mas não é o caminho para receber as reflexões de teu verdadeiro ser.

Quando tiveres jogado fora todas as tuas idéias referentes à mente e ao corpo, a verdade original aparecerá. O zen é simplesmente a expressão da verdade; por isso o anseio e o esforço não são as verdadeiras atitudes do zen.

- Mestre Zen Dogen