Segunda, 27 de novembro de 2017

Os cinco reinos da paz



O que significa ser sólido para você? É algo que muitos desejam, não ser abalados pelas ondas de emoções, de dificuldades, e livres da ansiedade, do medo, da culpa.

Thich Nhat Hanh no texto (clique aqui) ensina que ser sólido significa ficar no momento presente. Temos a tendência a ser empurrados de volta ao passado. Lamentamos algo ou sentimos culpa e nos perdemos nisso. Não somos sólidos porque somos vítimas do passado.

Há também aqueles que estão presos nas preocupações, medos e incertezas sobre o futuro. Estas preocupações e medos não nos permitem estar no momento presente e tocar a vida.

Vale a pena ler (clique aqui) e se quiser depois escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.

A transformação é individual



Em todas as épocas da História o ser humano enfrentou desafios sociais, de ordem econômica e ameaças à sobrevivência. Desafios de naturezas diferentes, mas sempre gerando o mesmo impacto: conflitos na mente, emoções negativas, traumas, estresse e violência. O estresse é inerente à natureza humana, estamos todos expostos às solicitações da vida.

A questão é como lidar com isso, como entender a natureza da mente, como lidar com nosso lixo emocional. A grande maioria das pessoas não aprende a lidar com as suas próprias emoções negativas, então crescemos sem conhecimentos básicos de como eliminar o estresse de nosso sistema. Mas é possível que haja uma sociedade saudável, na qual as pessoas assumam responsabilidade pelas suas próprias ações e emoções. A transformação é individual, mas todos podem assumir responsabilidade por si próprio e por aqueles à sua volta.

-Ravi Shankar (em entrevista a "O Globo")

Um dia ruim



Há dias quando nada parece funcionar para nós. Confiamos apenas na nossa inteligência, no nosso talento e pensamos que podemos ter sucesso. Mas há dias quanto tudo parece ir errado. Quando isso acontece tentamos mais duramente, e quando fazemos isso as coisas continuam a dar errado. Dizemos, "Este não é o meu dia; estou tão sem sorte hoje."

A melhor coisa a fazer é parar de tentar, voltar para a casa que há em você mesmo e se recuperar. Você não pode apenas confiar no seu talento e inteligência e seguir adiante. Você tem que voltar para sua casa interior e se reconstruir, ganhando mais solidez, liberdade, paz e calma antes de tentar de novo.

-Thich Nhat Hanh